A Associação Empresarial de Braga (AEB) inaugurou ontem, com o apoio do Município, a exposição de fotografia “A Essência do Comércio”, pela objetiva do fotógrafo Marco Mendes (Marco Mendez Photographer), que estará patente até 16 de novembro, no Largo de São Francisco. Segundo a AEB, nesta 5.ª edição, a mostra dos vários rostos do comércio de Braga, propicia uma viagem pelos estabelecimentos do Largo de S. Francisco, Praça Conde de Agrolongo, Praça Conselheiro Torres de Almeida e Rua dos Capelistas, «evidenciando as principais virtudes do comércio de Braga – a familiaridade e afabilidade dos rostos de quem está sempre pronto a servir».
Na inauguração, o presidente da AEB, Daniel Vilaçã, referiu que o objetivo desta iniciativa passa por «evidenciar as caraterísticas distintivas do comércio de rua, que tem a ver com a familiaridade, a afabilidade e, acima de tudo, com os sorrisos dos rostos que nos recebem atrás do balcão». «É importante dar visibilidade aos rostos do comércio local e tradicional, e esta iniciativa surge precisamente nesse sentido. Com esta exposição pretendemos valorizar os sorrisos que nos recebem em cada loja, e que diferenciam a experiência de compra nestes espaços. No comércio de proximidade cria-se uma afinidade especial com o cliente. O sorriso e o atendimento pessoal e caloroso são, sem dúvida, uma marca de referência do comércio de rua bracarense», afirmou.
O diretor-geral da AEBraga, Rui Marques, acrescentou, ainda, o importante contributo da exposição, numa perspetiva turística. «Esta exposição resulta como um cartão de visita para os turistas, encaminhando-os para estas lojas. De certa forma, esta iniciativa estimula à visita dos espaços, transformando-se, em muitos dos casos, em receitas. O comércio de rua tem uma atratividade turística muito importante, apontando Braga como uma referência a nível nacional e internacional, do ponto de vista turístico», concluiu. Já António Barroso, adjunto do presidente do Município de Braga, explicou que o comércio tem sempre uma marca «muito distintiva daquilo que uma cidade tem para oferecer», admitindo que a iniciativa é um «agradecimento aos empresários» que trabalham em prol «da dinâmica e do movimento da cidade». Afirmando o compromisso do município «em apoiar e impulsionar este tipo de ações», o adjunto adiantou que «seria muito interessante» a produção de um livro de fotografias sobre o comércio de rua de Braga.