twitter

Exposição prestra tributo aos rostos do comércio de Braga

Exposição prestra tributo aos rostos do comércio de Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de outubro de 2023, às 10:32

A 5ª mostra “A Essência do Comércio” patente no Largo de São Francisco

  A Associação Empresarial de Braga (AEB) inaugurou ontem, com o apoio do Município, a exposição de fotografia “A Essência do Comércio”, pela objetiva do fotógrafo Marco Mendes (Marco Mendez Photographer), que estará patente até 16 de novembro, no Largo de São Francisco. Segundo a AEB, nesta 5.ª edição, a mostra dos vários rostos do comércio de Braga, propicia uma viagem pelos estabelecimentos do Largo de S. Francisco, Praça Conde de Agrolongo, Praça Conselheiro Torres de Almeida e Rua dos Capelistas, «evidenciando as principais virtudes do comércio de Braga – a familiaridade e afabilidade dos rostos de quem está sempre pronto a servir».

Na inauguração, o presidente da AEB, Daniel Vilaçã, referiu que o objetivo desta iniciativa passa por «evidenciar as caraterísticas distintivas do comércio de rua, que tem a ver com a familiaridade, a afabilidade e, acima de tudo, com os sorrisos dos rostos que nos recebem atrás do balcão». «É importante dar visibilidade aos rostos do comércio local e tradicional, e esta iniciativa surge precisamente nesse sentido. Com esta exposição pretendemos valorizar os sorrisos que nos recebem em cada loja, e que diferenciam a experiência de compra nestes espaços. No comércio de proximidade cria-se uma afinidade especial com o cliente. O sorriso e o atendimento pessoal e caloroso são, sem dúvida, uma marca de referência do comércio de rua bracarense», afirmou.

O diretor-geral da AEBraga, Rui Marques, acrescentou, ainda, o importante contributo da exposição, numa perspetiva turística. «Esta exposição resulta como um cartão de visita para os turistas, encaminhando-os para estas lojas. De certa forma, esta iniciativa estimula à visita dos espaços, transformando-se, em muitos dos casos, em receitas. O comércio de rua tem uma atratividade turística muito importante, apontando Braga como uma referência a nível nacional e internacional, do ponto de vista turístico», concluiu. Já António Barroso, adjunto do presidente do Município de Braga, explicou que o comércio tem sempre uma marca «muito distintiva daquilo que uma cidade tem para oferecer», admitindo que a iniciativa é um «agradecimento aos empresários» que trabalham em prol «da dinâmica e do movimento da cidade». Afirmando o compromisso do município «em apoiar e impulsionar este tipo de ações», o adjunto adiantou que «seria muito interessante» a produção de um livro de fotografias sobre o comércio de rua de Braga.