A vereadora considera que a escola é um espaço de excelência para a aquisição de bons hábitos alimentares. “A escola tem um papel preponderante na formação e transmissão de conhecimentos sobre a esfera da nutrição, sendo este o espaço em que as crianças fazem a maioria das suas refeições. A refeição é um dos momentos mais importantes do dia e, como tal, esta efeméride tinha de ser celebrada e reforçada junto da comunidade educativa, junto das nossas crianças”, salienta Carla Sepúlveda.
O Município de Braga tem sob sua alçada 115 refeitórios escolares (97 pré-escolar e 1º ciclo, 12 do 2º e 3º ciclos, 5 do ensino secundário e ainda o refeitório da Escola Não Agrupada – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian), servindo cerca de 11.000 refeições/dia. A Autarquia desenvolve ainda, em relação estreita com as escolas, programas que promovem a alimentação saudável. Exemplo disso são os projectos ‘5 ao dia’, regime da fruta e leite escolar, ‘Heróis da Fruta’ e, mais recentemente, ‘Cávado com sabor’.
“Encaramos o refeitório escolar como um espaço privilegiado de educação para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social, uma vez que deve fornecer refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras a todos os alunos», refere a vereadora da educação”, acrescenta Carla Sepúlveda.