twitter

Braga prepara intervenção em mais de 20 vias municipais

Braga prepara intervenção em mais de 20 vias municipais
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 14 de outubro de 2023, às 11:14

A proposta vai ser analisada pelo Executivo Municipal em sede de Reunião de Câmara esta segunda-feira.

A Câmara Municipal de Braga prepara-se para avançar com a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo, até ao montante de 15 milhões de euros, com o objetivo de financiar o Plano de Intervenção em Vias Municipais e Iluminação Pública. A proposta vai ser analisada pelo Executivo Municipal em sede de Reunião de Câmara, a realizar esta segunda-feira, dia 16 de outubro, no edifício gnration.

Em comunicado, p presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salienta que o plano de investimentos a financiar através deste empréstimo compreende intervenções na iluminação pública «que poderá significar uma redução na facturação anual na ordem dos 40%». Ao nível das vias municipais, a autarquia prepara-se para intervir em mais de duas dezenas de vias, em várias freguesias do concelho.

Ricardo Rio considera ainda fundamental e estratégico «a concretização de alguns projetos de investimento para o concelho, no sentido de promover o desenvolvimento territorial sustentado de Braga, assegurando a qualidade de vida, a coesão social e a atractividade económica, respondendo à satisfação das necessidades e expectativas dos habitantes e visitantes, sem comprometer o futuro das gerações vindouras».

Apoios às freguesias

Na próxima reunião, o Executivo Municipal vai ainda votar a atribuição de um conjunto de apoios às freguesias do concelho. No que se refere aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, vai ser analisada a atribuição de 11 mil euros para a União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, destinada a trabalhos complementares de manutenção do edifício do Jardim de Infância de Frossos, e de 7 695 euros para a Junta de Freguesia de Palmeira, para o projeto de águas pluviais e pavimentação da rua da Veiga.

Já no que se refere aos apoios diretos, o Executivo Municipal vai atribuir um apoio de 123 649 euros à União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, para apoiar a requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Aveleda. À União de Freguesias de Este vão ser atribuídos 157 466 euros para a alteração de passeio/travessia na rua das Searas, em Este S. Pedro, enquanto à Junta de Freguesia de Sequeira vão ser atribuídos 3 993 euros, para a reparação de equipamentos no Polidesportivo da Praceta das Caldas.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte a celebração de um contrato interadministrativo de delegação de competências com a Freguesia de Padim da Graça, no âmbito do projeto de atendimento municipal dos espaços do cidadão. Para o exercício destas competências, a Câmara Municipal propõe a transferência anual de 8 058 euros.