twitter

Universidade do Minho realiza XXII Gala do Desporto da Universidade do Minho

Universidade do Minho realiza XXII Gala do Desporto da Universidade do Minho
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de outubro de 2023, às 10:12

Na corrida aos galardões de 2023 estão 20 personalidades, mas apenas quatro galardões serão entregues, dia 9 de outubro

Na próxima semana a Universidade do Minho (UMinho) realiza a sua XXII Gala do Desporto.

Organizada desde 2001 pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em colaboração com a Associação Académica (AAUMinho), a Gala do Desporto 2023 terá lugar pelas 18h30 da próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço, Braga).

Esta Gala presta homenagem aos estudantes/atletas e treinadores desta Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de “PODIUM” nas Competições Desportivas Universitárias na época desportiva 2022/2023. O momento pretende reconhecer publicamente todos os envolvidos nos sucessos da época desportiva transata, que obtiveram um desempenho de excecional valor no desporto da UMinho, elevando o nome da Academia, dentro e fora do país. Pretende-se ainda e também, com este evento, promover o desporto e a prática desportiva.

A Gala do Desporto é assim, o culminar de mais uma época desportiva para a AAUMinho. Foram cerca de 333 os atletas que representaram a AAUM/UMinho nas provas nacionais da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Uma participação que se traduziu em importantes resultados para a Academia, destacando-se as 80 medalhas conquistadas em modalidades individuais e coletivas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze). Dessa forma, a AAUMinho arrecadou o segundo lugar no ranking do Troféu Universitário de Clubes da Federação Académica do Desporto Universitário.

Para esta classificação, em muito contribuíram as medalhas de ouro no andebol feminino e masculino, Atletismo Corta-Mato e Ar Livre, Basquetebol 3x3 Feminino, Basquetebol Masculino, Canoagem, Futsal Masculino, Karaté, Kickboxing, Natação Piscina Curta e Longa, Orientação, Taekwondo, Voleibol Feminino e Xadrez, bem como todos os outros medalhados e participantes em provas que pontuaram para os títulos coletivos das suas equipas. 

Evidentemente, para além de todos estes, também conquistaram o direito à presença na Gala do Desporto da UMinho todos aqueles que participaram, em representação da UMinho, nos campeonatos internacionais.  

Este é, ano após ano, um momento alto da vida da UMinho na área do desporto, uma celebração coletiva da importância do desporto na Academia Minhota, que junta em ambiente de festa todos os que de alguma forma participaram ou contribuíram para as conquistas da AAUMinho e da UMinho. Desta forma, as duas entidades reconhecem e valorizam o empenho de todos os agentes desportivos, encorajando-os para o início da nova época que se espera de sucesso.

Na corrida aos galardões de 2023 estão 20 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso (treinador do ano, atleta masculino do ano, atleta feminino do ano e atleta percurso desportivo).

A cerimónia contará com a presença do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), Dr. João Paulo Correia.