twitter

São esperadas 15 mil pessoas na Braga Brick Fan Event 2023

São esperadas 15 mil pessoas na Braga Brick Fan Event 2023
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de outubro de 2023, às 10:50

A maior exposição ibérica de construções com peças, chega à sua 5ª edição

 

A Braga Brick Fan Event vai regressar ao Altice Forum Braga, entre 5 a 8 de outubro, com mais de 8 milhões de peças espalhadas por uma área de 5 mil metros quadrados. Durante os quatro dias do evento, são esperados mais de 15 mil visitantes. “É a maior feira alguma vez feita, este ano vamos ter uma edição com quatro dias de evento”, afirmou o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, durante a conferência de imprensa, que decorreu esta segunda-feira, 2 de outubro.

Pensada para famílias, escolas, jardins de infância, infantários e creches, bem como para centros de ATL, a maior exposição ibérica de construções com peças, chega à sua 5ª edição com 17 AFOL’s (adult fan of LEGO), mais de 300 construções MOC’s (my own creation) e mais de 500 set’s, num total aproximadamente de 8 milhões de peças em exposição. Na edição de 2023, a feira aumenta a sua internacionalização com a presença de AFOL’S de Espanha e da Alemanha. 

Este ano, a Braga Brick conta com um ilustre embaixador, Jorge Gabriel - um verdadeiro aficionado de peças de construção, aceitou o desafio de se juntar à maior exposição ibérica de construções. 

A exposição vai retratar numa Galeria de Arte, construções das várias vertentes artísticas, atualmente 11: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura, Cinema, Fotografia, Banda Desenhada, Jogos Eletrónicos e Arte Digital. “Existirá uma interligação entre estas habilidades, que rapidamente passam das artes para a educação ou para a tecnologia”, destaca Jorge Reis – expositor do certame e representante dos AFOL’s.

O professor de Artes Visuais e fã das construções Lego há mais de 28 anos convida todos os aficionados, pais e filhos a visitarem o Braga Brick Fan Event, numa edição especial onde será possível visitar pela primeira vez, uma cidade romana feita em lego e também o imaginário de todos nós que, em crianças brincamos com lego e sonhamos em ter um carro veloz, o ferrari foi a escolha para esta feira”. Jorge Reis foi um dos primeiros docentes no país a utilizar a Lego como método de ensino, onde através das peças de construção, conseguiu demonstrar aos seus alunos como ultrapassar as dificuldades. Numa vertente da área educacional, o evento oferece palestras e atividades lúdico-pedagógicas. Um novo sistema de aprendizagem prático, intuitivo, inclusivo e altamente adaptável. O sistema prepara as habilidades dos alunos para o futuro e torna-os aprendizes confiantes ao longo da vida, dando-lhes possibilidades ilimitadas de aprendizagem. É o paradigma de uma nova prática e dinâmica de ensino, que desperta a paixão dos alunos pela aprendizagem.

Para José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga “é de destacar a qualidade inigualável das peças que vamos ter este ano, com algumas construções a serem apresentadas ao público pela primeira vez. Uma das peças-chave desta edição, será sem dúvida a Basílica do Bom Jesus de Braga no tamanho de 2x2m, o que provoca já alguma imponência, mas também atendendo aos seus cuidadosos pormenores”.

Além deste monumento ex-libris de Braga, classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, teremos a réplica da Igreja de S. Frutuoso de Montélios, exemplar único da arte romano-bizantina no país e na cidade de Braga, sendo considerado um dos mais fascinantes monumentos da alta idade medieval da península ibérica, apontado a sua cronologia para os inícios do século X. Conhecidos como famosos ícones na cidade de Braga, a edição de 2023 contará também com réplicas de 10 fachadas dos mais emblemáticos monumentos da cidade. A nível nacional, teremos uma referência à construção da Torre de Belém, que com mais 4 m2, prima pela qualidade dos seus mais ínfimos pormenores. 

Outro dos destaques desta edição, dada a sua internacionalização, é Ramon Puig, a.k.a Werens, um dos pioneiros do graffiti na Catalunha, que se junta à maior exposição ibérica de construções, com a criação de um mural associado ao mundo dos blocos. Com trabalhos espalhados pelo mundo, desde Nova Iorque, Berlim e Barcelona, Werens traz ao Altice Forum Braga, um painel de grandes dimensões com o nome Legoplant Project. O artista estará presente nos dois primeiros dias de exposição, dias 5 e 6 de outubro, com uma peça de 2,44 x 4,88m.

“The origin of the impossible triangle (tribar, impossible triangle, Penrose triangle) and, in general, of the study of impossible figures, seems to have occurred in 1934. Almost a hundred years later we live thinking that we are free like plants, but we are hypnotized with mobile phones and social media, which are just impossible images that we never touch, but it prevents us from thinking for ourselves. Lego's pieces creating an impossible triangle symbolize the gear of the current world system that does not let us see beyond”. Werens 2023.

À semelhança da última edição e com o grande sucesso que teve, também o cartoonista bracarense Adão Silva, junta-se novamente à edição deste ano da Braga Brick Fan Event, a caricaturar, gratuitamente, os visitantes que queiram levar para casa um trabalho do artista. O cartoonista estará presente no Braga Brick Fan Event 2023, nos dias 7 e 8 – sábado e domingo, durante todo o período do evento. O público interessado numa caricatura, deverá retirar uma senha e esperar pela sua vez.

Equipado com uma área de alimentação, com cafetaria, waffles e crepes, doçaria e um operador com venda de pizzas, pão com chouriço, sandes e muito mais, o evento visa também servir as famílias que procurem fazer uma refeição durante o horário de visita. Uma play zone, para as crianças brincarem e dois simuladores de realidade virtual 9D, com diferentes atividades desde montanhas-russas, dinossauros ou também viagens no espaço. O simulador de realidade virtual 9D é uma nova experiência de entretenimento, concebida para espaços comerciais ou lúdicos. Este equipamento interativo com um design inovador, permite a utilização simultânea de 3 a 5 utilizadores e proporciona uma viagem virtual pelos mais variados temas: aventura, terror, ficção e infantil, em filmes interativos de curta-metragem (3 a 6). Trata-se de uma experiência única para todas as idades que se partilha em família ou com os amigos. Braga Brick Fan Event.

Para Henrique Martins, diretor da área de feiras, congressos e eventos, “é necessário oferecer este tipo de atividades às crianças, aos adultos, a todas as famílias, para que sintam que, efetivamente, a Braga Brick não é apenas uma feira de construções, mas sim de experiências a vários níveis.”

De modo a uniformizar todas as feiras com organização da Investbraga, procedeu-se a uma fixação na tipologia dos bilhetes. Dos 0 aos 3 anos, a entrada é gratuita. Dos 4 aos 10 anos, é cobrado um valor de 1,5€ e a partir dos 11 anos, é cobrado o valor de 2,5€. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do Altice Forum Braga, em Meo Blueticket e na loja POP-UP instalada na Avenida Central. Devido à grande afluência ao evento, é aconselhável a aquisição prévia dos bilhetes.