twitter

Mil visitantes descobrem ciência de topo no dia aberto do Laboratório de Nanotecnologia

Mil visitantes descobrem ciência de topo no dia aberto do Laboratório de Nanotecnologia galeria icon Ver Galeria
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 01 de outubro de 2023, às 21:58

Instituição reforça laços com a comunidade.

Mil pessoas participaram, ontem, no Dia Aberto do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, descobrindo a ciência de topo a nível mundial é que produzida em Braga.

A terceira edição do evento revelou-se um sucesso, tendo esgotado rapidamente as vagas que foram colocadas à disposição da população.

O dia de portas abertas atraiu a atenção de todo o tipo de visitantes, destacando-se as famílias, sobretudo residentes em Braga e nos seus arredores.

A iniciativa pretendeu aproximar a ciência da comunidade, abrindo as instalações do centro de investigação e dando a conhecer alguns dos projetos que estão em curso.

Na visita guiada pelo edifício, os investigadores abordaram algumas das aplicações da nanotecnologia em prol do bem-estar da sociedade, em áreas tão díspares como a saúde, a energia, a computação quântica, a qualidade da água, novas formas de comida, veículos com condução autónoma ou sensores para detetar a maturação das uvas.

O INL conta com cerca de 400 investigadores, sendo que o quadro de pessoal total ascende a aproximadamente 500 pessoas, de mais de 40 nacionalidades.