Braga será Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2025 e, nesse sentido, durante a Noite Branca de deste ano decorrerão várias atividades com o objetivo de aproximar a comunidade desta iniciativa. As ações, de caráter lúdico e pedagógico, terão lugar no Salão Nobre do Theatro Circo, que estará aberto ao público durante os dias 8, 9 e 10 de setembro.
Ao todo, são três as atividades organizadas pela Braga 25, dirigidas especialmente a grupos e famílias: “2025 – Uma Viagem no Tempo”, “Caixa dos Desejos” e “Trocado por Miúdos”. “2025: Uma Viagem no Tempo” é um jogo de tabuleiro à escala humana que promete transportar os participantes numa emocionante jornada até 2025, o ano em que Braga será a Capital Portuguesa da Cultura. O objetivo do jogo é ser a primeira equipa a chegar à meta, respondendo a questões sobre Cultura, Braga, Portugal e Europa e participando em surpreendentes desafios surpresa. Esta atividade decorre às 11h45, 12h45, 15h45, 16h45 e 17h45, e, nos dias 8 e 9, às 18h45 21h15 e 22h30. É aconselhada a chegada dos participantes dez minutos antes para a organização de equipas.
Na atividade “Caixa dos Desejos”, os participantes terão a oportunidade de expressar os seus desejos para a cidade de Braga, escrevendo-os em cartões e depositando-os anonimamente numa das duas caixas disponíveis no Salão Nobre e na fachada do Theatro Circo. Esta ação decorre nos dias 8 e 9 de setembro, das 09h00 às 00h00, e no dia 10, das 09h00 às 18h00. A atividade “Trocado por Miúdos” convida crianças entre os 3 e 10 anos a participarem em divertidas entrevistas, nas quais tentam responder de forma simples a conceitos complexos sobre Arte e Cultura. Estas entrevistas fazem parte de um programa maior que será implementado nas escolas e jardins de infância de todo o concelho de Braga. Os resultados serão compilados num documento que visa promover a literacia cultural com o contributo das crianças. Os interessados poderão participar das 11h30 às 12h30, das 15h30 às 16h30 e das 17h30 às 18h30). Para além das atividades da Braga 25 no Salão Nobre, o Theatro Circo estará com atividades nas suas outras salas, nomeadamente concertos de orquestras da cidade e exibição de curtas-metragens direcionadas para famílias e crianças.
Todas as atividades são de entrada gratuita e estarão a decorrer ao longo dos três dias da Noite Branca que conta com programação intensa de manhã à noite. Os espetáculos musicais da noite são dos momentos mais aguardados, destacando-se Miguel Araújo, D.A.M.A., Piruka e Karetus no dia 8; Carolina Deslandes, Cuca Roseta, C5 Pedro e Blaya no dia 9; e Marisa Liz, Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarao e a Banda Musical de Cabreiros no dia 10.
Mostras, instalações e muita música
Ao longo dos três dias, há todo um programa para desfrutar, com espetáculos, performances, artes e circo contemporâneo a decorrerem na Praça Municipal, Avenida Central e várias outras ruas do centro histórico. “Robot Dance performance”, “Artificial Intelligence”, “A lenta flecha do corpo”,“Arrumadores de pessoas” e “Breakin’ through Braga” são algumas das várias propostas nesta vertente. No que respeita o programa de instalações, o Campo das Hortas acolhe “Pathos - Circuito Interativo”; o Palácio do Raio dá a conhecer “The land of the elephants”; a Fonte do Ídolo tem patente “Teranga”; e a Biblioteca lúcio Craveiro da Silva mostra “Indisciplin’arte 22.23”. Haverá também exposições dispersas pela Galeria do Paço, gnration, Fórum Arte Braga, Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Mercado Municipal, Museu Nogueira da Silva, Zet Gallery e Museu dos Biscainhos. O programa de arte pública contempla o Fenda - Festival de Arte Urbana com o Coletivo Ruído (Bairro das Enguardas), Vidam (Rua do Raio), Kartel (Rua do Raio), Mariê Balbinot (Escola Secundária D. Maria II), Vírus (Central de Camionagem) e Bruta (Rua Cangosta da Palha). No espaço dedicado aos mais novos - Espaço para a Infância -, instalado na Praça Conde Agrolongo, há jogos tradicionais, o carrossel mágico “A magia das estrelas” e uma área da Agere, com jogos didáticos relacionados com o ambiente e a água. Este espaço funcionará no dia 8, das 15h00 às 22h00; no dia 9, das 11h00 às 22h00; e no dia 10, das 11h00 às 18h00. A tudo isto juntam-se entradas gratuitas em vários espaços da cidade, visitas guiadas, atividades nos museus e serviços educativos.
Viagens de comboio e autocarro a preços especiais
Para facilitar as deslocações de e para o centro de Braga e evitar o uso excessivo de veículos automóveis, a CP e os TUB - Transportes Urbanos de Braga associam-se ao evento, com viagens a preços e horários especiais. Assim, no caso da CP, há bilhetes de ida e volta por dis euros nos Comboios Urbanos do Porto entre os dias 8 e 19 e 30% de desconto no bilhete de ida e volta nos inter-regionais e regionais de 7 a 11 de setembro. No caso dos autocarros dos TUB, são disponibilizados bilhetes de ida e volta por um euro. Com interfaces no Minho Center, Estádio Municipal de Braga e E-leclerc, haverá autocarros a cada dez minutos das 19h00 às 21h00 e das 21h00 às 05h00.