twitter

Quinta Pedagógica de Braga acolhe exposição “Renascença”

Quinta Pedagógica de Braga acolhe exposição “Renascença”
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 29 de maio de 2023, às 10:52

Inaugura no próximo dia 1 de Junho, quinta-feira, na Quinta Pedagógica de Braga, a exposição de fotografia “Renascença” da autoria de Cláudio Fernandes, fotógrafo há mais de 20 anos no Brasil, com curadoria de Nicolas Martin Ferreira.

A mostra composta por 23 fotografias a cores vai estar patente até dia 30 de Junho, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói e da Câmara Municipal de Braga.

Neste projeto, o artista destaca subtilmente a beleza invisível e oculta da natureza. Sensível à sua preservação, o seu olhar poético oferece sob a sua lente fotografias com incríveis densidades e variações de jardins filtrantes, que contribuem para a inversão do processo de degradação ambiental.

Nas suas fotografias, Cláudio Fernandes convida os espectadores a um mergulho numa bela variedade de imagens: plantas amazónicas em forma de coração chamadas «Princesas da água», nenúfares flutuantes em lentes de água, plantas curvas como se estivessem deitadas pelo vento, campos de junco nos pântanos, folhas em forma de concha, libélula, sistema de jardins filtrantes com tanques de sedimentação para purificação da água pelos activos da própria flora ali instalada minuciosamente.

A exposição procura assim sensibilizar os visitantes para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente. Com o objectivo de restaurar a beleza da natureza, da fauna e da flora, vemos que cada planta, cada insecto, cada alga, enfim, cada microrganismo tem um objectivo específico de limpeza da água e restauração do microssistema. A natureza, uma vez renascida – por isso o nome da exposição –, está pronta para servir ao bem-estar da Humanidade.

A exposição insere-se no âmbito da geminação da cidade de Braga com Niterói, em que o objectivo é transmitir imagens fotográficas para salvar algumas memórias, e também despertar a consciência para um mundo mais justo e limpo a todos os seres.