twitter

GNR deteve 64 pessoas no distrito de Braga na última semana

GNR deteve 64 pessoas no distrito de Braga na última semana
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 29 de maio de 2023, às 14:46

A maioria das detenções ocorreu por condução sob o efeito de álcool.

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Braga avançou esta segunda-feira que, na semana de 22 a 28 de maio, levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Foram detidas 64 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool ou sem habilitação legal para o efeito.

Em comunicado, a GNR de Braga adianta que foram detidas, em flagrante delito, 28 pessoas por condução sob o efeito de álcool, seis por condução sem habilitação legal, quatro por furtos, duas por tráfico de droga e uma por posse de arma proibida.

No âmbito das operações de trânsito foram registadas 373 infrações, com destaque para 111 por excesso de velocidade, 67 por falta de inspeção periódica obrigatória e 39 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças. Foram ainda registadas 35 infrações por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 13 por falta de seguro de responsabilidade civil e dez por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

De 22 a 28 de maio ocorreram 148 acidentes no distrito. Destes, resultaram um ferido grave e 55 feridos leves.

Quanto à fiscalização geral, foram emitidos 98 autos de contraordenação, destacando-se 48 âmbito de legislação policial, 41 no no âmbito da legislação de proteção da natureza e do ambiente e sete no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.