twitter

Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro vai prestar mais serviços em novas instalações

Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro vai prestar mais serviços em novas instalações
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 10 de maio de 2023, às 18:08

Ministro da Saúde presente no jantar gala comemorativo do décimo aniversário

A Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai mudar de instalações e criar mais serviços de apoio e melhores condições de atendimento aos doentes. A informação foi avançada hoje pela presidente, Fátima Soeiro, na apresentação do jantar gala que irá decorrer no próximo sábado, 13 de maio, assinalando o culminar das comemorações do décimo aniversário da Delegação.

A dirigente indicou que a Delegação irá ocupar as antigas instalações do jornal Diário do Minho, na Rua Santa Margarida, ao abrigo de um protocolo a celebrar com a Arquidiocese de Braga, depois da Junta da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade ter indicado que não renova o contrato de arrendamento. Assim, a 1 de setembro, a Delegação tem que deixar o espaço que ocupa no edifício da Junta da Sé. 

«Vamos mudar para um espaço enorme onde cabem muitos gabinetes e onde poderemos receber com mais conforto todos os doentes que temos agora e aqueles que virão através dos protocolos que vamos iniciar», disse Fátima Soeiro.

O Município de Braga deverá assegurar cerca de metade do valor da renda acordada. O contrato tem a duração de dois anos, podendo ser renovado.

Na conferência de imprensa, na sede da Junta de Freguesia de S. Victor, a dirigente deu nota que o atual espaço da Delegação dispõe apenas dois gabinetes, para apoio psicológico e terapia de Reiki, e tornou-se pequeno para o número de utentes que «cresceu exponencialmente». 

Nas novas instalações, a Delegação vai disponibilizar também uma consulta especializada de apoio ao luto e outra de cessação tabágica, em articulação com o ACES e o Hospital de Braga, e tenciona criar grupos terapêuticos de partilha entre doentes,  moderados por psicólogos.

«Queremos dar uma resposta mais eficaz e mais célere e mais adequada às necessidades dos nossos doentes nas valências de apoio jurídico, apoio social e apoio psico-oncológico. Queremos também implementar mais programas de intervenção em grupo que até à data tem sido bastante complicado devido à falta de espaço», acrescentou a responsável  clínica da Unidade de Psico-onclologia da Delegação de Braga da LPCC, Carla Ribeiro. 

Está ainda previsto um protocolo com o Hospital de Braga para prestar apoio psicológico a profissionais de saúde.

Nestes 10 anos de atividade, além de centenas de ações de sensibilização, a Delegação de Braga da LPCC realizou cerca de 10 mil consultas individuais de apoio psicológico e mais de 70 sessões de intervenção em grupo. As consultas de apoio psicológico e a terapia de reiki são gratuitas.

Amanhã promove uma sessão de meditação para doentes oncológicos e no dia 26 uma conferência na Associação Empresarial de Braga sobre o impacto da quimioterapia e de outros tratamentos associados à doença oncológica na função cardíaca.

A Delegação tem a funcionar uma unidade fixa de rastreio da mama e está a planear a realização de rastreio do cancro da cavidade oral e também do cancro da pele.

Está ainda a promover investigação no sentido de melhorar o diagnóstico e o próprio tratamento da doença. Em Braga, estão a trabalhar para a Delegação dois investigadores.

A Delegação disponibiliza apoio social, técnico, jurídico, apoio à medicação, na deslocação ao hospital, para tratamentos e consultas, nomeadamente para doentes com dificuldades económicas, e espera o apoio da sociedade civil para oferecer «instalações condignas».

No jantar gala de sábado vai aproveitar para promover mais uma angariação de fundos e chamar os presentes para a causa da LPCC. «Nós não dependemos do Estado, dependemos de nós próprios, das nossas ações e do nosso trabalho», referiu Fátima Soeiro.

Para este evento, que decorrerá numa unidade hoteleira em Tebosa, a partir das 20h00, está confirmada a presença do ministro da Saúde. Participará também a presidente da Assembleia Municipal de Braga, a vereadora da Ação Social da Câmara de Braga, a direção do Núcleo Norte da LPCC, para além de empresários, amigos, voluntários e doentes.

A gala terá três momentos musicais, assegurados pela fadista Marta Costa Malheiro, pelo Trio Pagú e pelo cantor Daniel Fernandes, e como pano de fundo o novo logótipo da Delegação (mais expressivo), que foi apresentado ontem à comunicação social.