twitter

Alunos de Braga pedalaram pela leitura esta manhã

Alunos de Braga pedalaram pela leitura esta manhã galeria icon Ver Galeria
Fotografia CM Braga

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 24 de abril de 2023, às 14:49

O 'sprint' final do projeto "Pedalar pela Leitura" realizou-se esta manhã.

O sprint final do projeto "Pedalar pela Leitura" decorreu esta segunda-feira, dia 24 de abril, na Praça Municipal, em Braga. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o município de Braga e a Porto Editora, tem como principal objetivo estimular a prática desportiva e os hábitos de leitura.

A iniciativa “Pedalar pela Leitura” realizou-se pela terceira vez e envolveu as comunidades educativas de 12 estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos de Braga, que foram desafiadas a pedalar e conquistar livros para as respectivas bibliotecas escolares. Milhares de alunos pedalaram para que a respetiva escola saísse vencedora, com a EB 2, 3 Frei Caetano Brandão a acumulor mais quilómetros (319), seguida da EB 2,3 de Celeirós (314) e da EB 2, 3 de Cabreiros. Apesar destes resultados, todas as escolas participantes vão ser contempladas com livros oferecidos pela Porto Editora.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, salientou que "um dos alicerces fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma cidade é a aposta no conhecimento e na educação".

Para além da Porto Editora, a Decathlon também se juntou à iniciativa e disponibilizou as bicicletas fixas nas escolas para que a atividade se concretizasse. As bicicletas estiveram disponíveis nas escolas Francisco Sanches, Lamaçães, Frei Caetano Brandão, Nogueira, André Soares e Gualtar, Real, Palmeira, Cabreiros, Cávado, Celeirós e Santa Maria. Também a AGERE se associou ao projeto, com a distribuição de garrafas reutilizáveis.