twitter

Capela de Guadalupe acolhe “Botar das Almas”

Capela de Guadalupe acolhe “Botar das Almas”
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 29 de março de 2023, às 17:30

Amanhã à noite.

A Capela de Guadalupe acolhe amanhã, dia 30 de março, às 21h30, a iniciativa “Botar das Almas”, inserida na programação cultural da Procissão da Burrinha.


O “Botar das Almas” era um ato informal, cantado, que acontecia sobretudo nas aldeias, de forma a evocar a memória dos entes queridos falecidos. Era uma prática corrente no mês de novembro, chamado o mês das Almas ou então por altura da Quaresma.
A noite cultural inicia-se com o  Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” cantando às almas, no recinto exterior da Capela de Guadalupe, dando lugar a um segundo momento de “encomendar as almas”.

Do repertório do Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” constam várias músicas do cancioneiro minhoto inseridas na época da quaresma, dando destaque às “Incelências” ou às “Misericórdias”.

O evento, inserido na programação cultural da Procissão da Burrinha e das Solenidades da Semana Santa, visa convidar todas as pessoas a assistir ao Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, que sai para as ruas na próxima quarta-feira, dia 5 de abril.