De uma conversa em Bruxelas, entre os autarcas de Braga e o de Mafra, surgiu a decisão de ajudar os Bombeiros Municipais de Quelimane, em Moçambique.
Ricardo Rio, em declarações a este jornal, conta a história desta doação, que até iniciou numa visita do autarca de Quelimane, Manuel Araújo. “O presidente da Câmara de Quelimane este reunido com vários autarcas em Portugal e explicou-me que um dos problemas que tinha na cidade era a falta de meios motorizados para combater incêndios, nomeadamente no mercado onde há várias ocorrência”, referiu Ricardo Rio.
Num encontro em Bruxelas, entre Ricardo Rio e o edil de Mafra, Hélder Silva, operacionalizou-se o processo de ajudar Quelimane. “Falamos os dois e decidimos enviar uma viatura, cada Município, para esta cidade de Moçambique. Estamos agora a ver tudo o processo logístico e no início de abril as viaturas devem ir para lá”, referiu o autarca.
Quelimane é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique. Está localizada no rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 quilómetros do Oceano Índico. Por essa razão, a cidade conta com um porto, que é uma das suas principais actividades económicas, centro de uma importante indústria pesqueira. Tem cerca de 200 mil habitantes.