Se, no decorrer da próxima semana, vir um jovem com uma camisola onde se pode ler “Can I Help?” [“Posso ajudar?”], saiba que pode solicitar o seu apoio em tudo o que diga respeito à Semana Santa de Braga, desde informações sobre monumentos ou outros espaços de relevo a horários dos vários eventos a decorrer, traduções ou até mesmo uma simples ajuda para tirar uma fotografia.
Esta iniciativa resulta do projeto “Can I Help”, que envolve a Comissão das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa e a Escola Profissional Profitecla, concretamente o curso técnico de Turismo, o qual frequentam os dez alunos dos 2.º e 3.º anos que serão verdadeiros guias turísticos durante uma das semanas mais importantes da cidade, durante a qual são esperados cerca de 100 mil visitantes de vários países.
Esta manhã, na apresentação do projeto, o presidente da Comissão das Solenidades da Quaresma e Semana Santa, o cónego Avelino Amorim, salientou a importância deste apoio numa altura em que Braga é visitada «por muita gente», acolhendo uma vasta programação de índole religiosa, cultural e recreativa. E numa altura em que tanto se aposta no digital, destacou este contacto mais próximo entre as pessoas, privilegiando-se aqui o «lado humano, que também é muito importante».
Já Sérgio Pinto, membro da Comissão Executiva da Profitecla, deu nota da relevância deste tipo de experiências para os alunos, permitindo-lhes colocar em prática os conhecimentos adquiridos diariamente em contexto escolar. «O nosso objetivo é proporcionar-lhes a melhor experiência a nível pedagógico e aqui temos um exemplo disso», referiu, salientando que os jovens voluntários estão aptos a contactar nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa e francesa.
O projeto decorre entre segunda e quinta-feira, das 10h00 às 17h30. Os jovens não terão um posto fixo já que andarão pelas ruas, mas serão facilmente identificados pelas camisolas onde se pode ler "Can I Help?", acompanhadas por um QR Code que remete para a página de internet da Semana Santa de Braga.