twitter

Fora D'Horas - Diogo Cunha

Fora D'Horas - Diogo Cunha
galeria icon Ver Galeria
Fotografia

Publicado em 18 de novembro de 2023, às 13:12

«Hoje sinto-me completamente apaixonado pela fotografia, como me sentia pelo futebol»

No novo episódio do Fora D’Horas, a DMTV esteve à conversa com Diogo Cunha, um apaixonado pela fotografia. Faz da sua vida uma correria entre Lisboa, Paris e Milão, para captar os melhores momentos das semanas da moda em vários cantos do mundo. Mas não foi sempre este o seu objetivo de vida…vamos recuar alguns anos. O Diogo tinha tudo para conseguir uma boa carreira no futebol. Começou por jogar aos 12 anos no Limianos, clube da sua terra, e passou ainda por vários clubes como o Benfica, FC Porto e o SC Braga onde esteve durante toda a sua fase de formação e, em júnior, as dúvidas começaram a surgir. Deixou a equipa no início do ano seguinte e foi para os Leixões, onde não se ambientou e aí decidiu ir para um clube mais amador, mas acabou por, meses depois, deixar por completo esta área. 

Eu era movido pela paixão pelo futebol. Quando a comecei a perder, senti que já não era aquilo que queria para mim.

A paixão desapareceu e, por isso, era necessário começar a percorrer outro caminho. Decidiu então ir estudar sociologia para a Universidade do Minho e, sendo um fanático pela cozinha, a meio da licenciatura, apostou tudo na abertura de um bar. Tanto este projeto como os estudos, ficaram a meio e, finalmente, começou a parte da fotografia, tudo por influência de dois amigos. Eram já influencers, numa altura em que pouco se falava desta vertente profissional, e o Diogo, para passar o tempo livro, começou a ajudá-los a gravar conteúdos e a tirar fotografias. Era algo novo mas que, realmente, de uma forma inesperada, chamou muito a atenção do fotógrafo. Fez viagens e trabalhos com estes amigos, em parceria com algumas marcas e, como o próprio afirmou, foi o “efeito bola de neve”. Começou a fotografar para algumas marcas e, dessa forma, o caminho foi- -se fazendo. Nunca se formou “formalmente” na área por não achar preciso, mas afirma que vai aprendendo muito consoante as necessidades que encontra no mercado. O Street Style é, desde o início, a sua “praia”, um estilo em que o Diogo afirma ter de se adaptar rapidamente a todas as tendências que surgem e isso é que o fascina neste mundo da fotografia.

As cidades tranformam-se. Milão numa semana de moda é incrível.

As semanas da Moda

Em 2019 surgiu a oportunidade de ir à sua primeira Semana da Moda, em Milão, a convite da cantora Carol Curry e aí apareceu o grande fascínio. Esta ida às Fashion Weeks tornou-se um “caminho sem volta” para o Diogo. Durante estas semanas, que acontecem nas principais capitais, o fotógrafo diz que tira férias e lá vai ele, trabalhar horas e horas a fio, na procura da melhor fotografia. Apesar destes eventos serem, maioritariamente, compostos por desfiles, afirma que o que lhe dá mais “gozo” captar é o momento da rua, quando chegam as influencers, as modelos...a moda! Aí tudo depende do clique certeiro, do momento ideal e também da criatividade do fotógrafo.

As semanas da moda são as minhas férias. É a minha liberdade para criar.

 

Questionado sobre o reconhecimento que tem por parte das pessoas que fotografa, confessou que a partilha maior que teve do seu trabalho foi do ator italiano Michele Morron. O artista partilhou as fotos que o Diogo lhe tirou na Semana da Moda de Milão e isso atraiu muita atenção para as redes sociais do fotógrafo. Numa outra perspetiva, também o artista J Balvin o marcou, não só pela divulgação das suas fotos, mas porque ainda hoje o segue nas redes sociais e o convidou para fazer a cobertura do seu concerto no festival Marés Vivas, em Portugal.

De forma caricata, contou ainda que fotografou este artista sem contar, pois sendo que estava numa semana da moda feminina, o foco inicial foi para sua esposa, e, de repente, viu que o J Balvin a acompanhava e “disparou” uns cliques. E, como se pode ver pelas fotos, normalmente o Diogo pressiona o botão na hora certa e já conseguiu captar nomes como Kylie Jenner, Ed Westwick, Leonie Hanne, Sofia Richie e Winnie Harlow.

Ter este reconhecimento é bom a nível de divulgação, mas é também muito gratificante a nível pessoal.

 

nie Harlow. E é desta correria que são feitas as férias de Diogo Cunha que, fora estes dias intensos com 3/4 horas para dormir, passa o resto do ano a fotografar e gravar conteúdos para marcas de Norte a Sul do país. Além deste trabalho, tem também influencers que precisam dos seus serviços para criar o seu próprio conteúdo, sempre ligado à moda. Terminando a conversa e falando de projetos futuro, desvenda-nos que, além de querer criar uma equipa para levar às semanas da moda, de forma a conseguir partilhar a experiência na sua totalidade, está também a preparar um workshop para breve. Sobre como se sente hoje a nível pessoal e profissional, o fotógrafo diz-se realizado, ainda apaixonado pelo futebol mas com a certeza de que o futuro dele não era por ali.

Fotografar é inspiração, é sonhar todos os dias. Hoje vivo para a fotografia.