twitter

Inteligência Artificial - Bimby e/ou VAR?

Muitos já ouviram falar sobre o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que está a mudar a forma como podemos realizar e automatizar certas tarefas. A IA pode ser vista como um avanço tecnológico que permite a diferentes sistemas simularem uma inteligência similar à humana, tomando decisões de forma autónoma, baseadas em padrões recolhidos em enormes bancos de dados. É como se as máquinas tivessem capacidade de pensar, aprendendo, percebendo e decidindo quais os caminhos a seguir, de forma racional, perante determinadas situações. No entanto, e como em tudo na vida, convém não sermos seguidistas, questionando sempre a veracidade do que nos é apresentado. Recentemente um fotógrafo famoso pelas suas fotos, confessou que as pessoas retratadas, afinal, não existiam e eram fruto da IA. A saída, não totalmente explicada da líder da equipa da Ética da IA também pode levantar algumas questões.

Dizem que a IA veio tornar tudo mais simples e que em qualquer área do ensino secundário ou universitário, muitos alunos já deixaram de consultar o Dr. Google, acreditando mais nesta espécie de Bimby para cozinhar… trabalhos. Assim sendo, tentei perceber se a mesma é fiável em coisas básicas, pelo que decidi questioná-la onde possuo algum conhecimento e posso perceber o seu nível de assertividade. Coloquei a seguinte questão no ChatGPT: o que sabe sobre o Sporting Clube de Braga?

Confesso que fiquei profundamente desiludido com as respostas. Deixo aqui alguns (errados) extratos: o clube já conquistou vários títulos, incluindo duas taças de Portugal (ERROR, são três), três taças da Liga (ERROR, são duas) uma supertaça (ERROR, nenhuma) e Liga Intercalar (ERROR, Intertoto). Desculpo-a por, a exemplo das inteligências não artificiais, esquecer a Taça F.P.F em 1977, pois, e uma vez que a IA se baseia em padrões de bancos de dados, sei que aí, eles também falham. Fiquei a saber que o SCB, afinal, também tem andebol e hóquei em patins e que a Academia juvenil do Clube foi fundada em 2004. A sério?

Mas, e para os que se preparam para dizer que é normal que a IA não conheça o SCB pois em Portugal para a imprensa escrita e áudio visual só existem três clubes, informo desde já que dos restantes clubes também recebem informações pouco fidedignas pois acreditam que o SLB ganhou a Taça dos Vencedores das Taças e a Supertaça UEFA. Já o FCP tem forte cultura na formação de jogadores de que são exemplos, entre outros, Deco, Hulk, João Moutinho e… André Villas-Boas.

A parceria SCB Innovation Hub, ontem apresentada, é, na opinião de todos os envolvidos, benéfica. Espero que sim, incluindo aqui a própria IA que terá obrigatoriamente de atualizar os seus conhecimentos sobre o nosso clube.

Não colocando em causa estes novos ambientes digitais em que todos navegamos, importa perceber que assim como o VAR não veio erradicar todas as falhas arbitrais, a IA não veio fazer de nós, analfabetos. Convém, pois, mantermo-nos em alerta permanente.

Ps. Artigo escrito sem recurso à IA


Autor: Carlos Mangas

Carlos Mangas

Carlos Mangas

17 março 2023