twitter

Duas detenções em Guimarães e em Lisboa por alegado tráfico de pessoas e violação

Duas detenções em Guimarães e em Lisboa por alegado tráfico de pessoas e violação
Fotografia

Publicado em 03 de fevereiro de 2023, às 11:31

Os detidos colocavam a vítima a mendigar em diversos hipermercados, ficando com todo o dinheiro que a mesma conseguia angariar.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem e uma mulher, na zona de Guimarães e em Lisboa, “fortemente indiciados” de tráfico de pessoas “para fins de exploração de mendicidade e violação”, foi anunciado esta sexta-feira.

“Pelo menos entre fevereiro e julho de 2021, os arguidos, após acolherem na sua residência a vítima, uma mulher de 28 anos, aproveitando-se da sua fragilidade, vulnerabilidade e défice cognitivo, colocaram-na a mendigar em diversos hipermercados das localidades de Penafiel, Marco de Canaveses e Vila Nova de Gaia [distrito do Porto], ficando com todo o dinheiro que a mesma conseguia angariar”, conta a PJ, em comunicado.

Segundo esta força de investigação criminal, a vítima “era transportada diariamente para as diferentes estruturas comerciais”, nas quais efetuava “peditórios que eram entregues, ao final do dia, na sua totalidade aos arguidos”, com 56 e 44 anos. “Neste mesmo quadro de aproveitamento da sua diminuição cognitiva, um dos arguidos, arrogando-se de poderes de cartomancia e vidência, induziu a vítima a manter relações sexuais, sob o pretexto de assim conseguir melhorar a sua vida pessoal”, acrescenta a PJ. A vítima foi entretanto acolhida numa casa abrigo para vítimas do crime de tráfico de pessoas.

Os detidos, uma mulher e um homem, de 56 e 44 anos, desempregada e operário de construção civil, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação. A operação esteve a cargo da Diretoria do Norte da PJ.


Autor: Redação/Lusa