twitter

Municípios preocupados com "maus odores" do aterro sanitário de Barcelos

Municípios preocupados com "maus odores" do aterro sanitário de Barcelos
Fotografia

Publicado em 31 de janeiro de 2023, às 17:34

Os autarcas de Barcelos, Arcos de Valdevez, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo também estão preocupados com o aumento previsto dos tarifários da recolha e tratamento de resíduos.

Os presidentes dos seis municípios servidos pelo aterro sanitário instalado em Paradela, Barcelos, decidiram pedir uma reunião à sociedade gestora (Resulima) para “abordar” a questão dos “maus odores” emanados pela estrutura, foi hoje anunciado.

Em comunicado divulgado pela Câmara de Barcelos, os municípios manifestam preocupação e admitem que os odores “têm motivado recorrentes queixas das populações”.

O comunicado foi emitido após uma reunião que sentou à mesa, na segunda-feira, os presidentes das câmaras municipais de Barcelos, Arcos de Valdevez, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Na mesma reunião, os autarcas manifestaram “preocupação” com o aumento dos tarifários inerentes à recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos previstos para os próximos anos.

Em causa, designadamente, a Taxa da Gestão de Resíduos, que é paga ao Estado em função da quantidade de resíduos que são depositados em aterro, incinerados e valorizados energeticamente.

Também a introdução da Taxa Ecovalor faz parte das preocupações dos seis municípios.

Por isso, decidiram pedir audiências à secretaria de Estado do Ambiente, à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A Resulima é uma sociedade que tem como acionistas as câmaras de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo (detêm 49% do capital) e a Empresa Geral do Fomento (51%).

Gere o aterro sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado, e que funciona desde o início de 2022 em Paradela, Barcelos e que tem sido contestado pelas populações vizinhas, designadamente da freguesia de Laúndos, na Póvoa de Varzim, por causa dos maus cheiros.

Na semana passada, a Resulima afirmou que tem vindo a implementar “várias medidas operacionais” no sentido de otimizar o processo produtivo, com o “objetivo primeiro” de minimizar qualquer impacto nas populações vizinhas.


Autor: Agência Lusa