twitter

Braga vai ter "comboios de bicicleta" para levar as crianças à escola

Braga vai ter "comboios de bicicleta" para levar as crianças à escola
Fotografia

Publicado em 31 de janeiro de 2023, às 11:58

O projecto CicloExpresso nasceu em Lisboa e hoje é um programa de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Município de Braga vai dar início ao projecto de mobilidade escolar CicloExpresso. Este projecto, que organiza comboios de bicicleta para a escola, está a preparar o arranque em três escolas de Braga, colocando a mobilidade sustentável e a educação ambiental no dia a dia das crianças em idade escolar. O Município de Braga contratou a Cooperativa Bicicultura para a implementação, que conta com o apoio do Fundo +PLUS, um Programa de Investimento para o Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Tal como um “comboio” regular, um CicloExpresso tem um percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir nele até à escola na sua bicicleta de forma segura, optando assim por um modo mais sustentável, saudável e divertido de fazer o percurso diário. Ao mesmo tempo, os CicloExpressos capacitam as crianças para conhecerem o ambiente à sua volta, estimulando a autonomia individual e as capacidades motoras e sensoriais.

As inscrições já estão a decorrer, para envolver a comunidade escolar, pais, professores e crianças nos percursos e gestão das linhas de comboio para a escola. Este projecto abarca para já três escolas: EB Nº 2 Lamaçães, EB 2/3 Lamaçães e EB André Soares. Dependendo do sucesso alcançado, a intenção é expandir o CicloExpresso para as restantes escolas da cidade.

As inscrições para participar podem ser feitas online, através do site do projeto.

Com a criação dos comboios de bicicletas de Braga, as crianças que frequentam estas escolas vão ter a oportunidade de fazer o percurso casa-escola usando a bicicleta como modo de deslocação, o que lhes permite ganhar uma série de competências a nível individual, mas também ao nível da participação de grupo e conhecimento da comunidade em que vivem.

O projeto está "perfeitamente alinhado com a estratégia municipal de promoção da mobilidade urbana sustentável e de articulação deste desígnio na lógica da mobilidade escolar", declara a autarquia em comunicado.

Segundo Olga Pereira, vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Braga, para as escolas e para os pais e encarregados de educação, “esta é uma excelente oportunidade para oferecerem aos seus alunos e filhos uma alternativa de mobilidade mais sustentável e saudável, criando as bases para futuros adultos ambientalmente conscientes e fisicamente activos”.

O projecto CicloExpresso nasceu em Lisboa e hoje é um programa de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Com grande dinamismo e crescimento desde a sua implementação, o CicloExpresso tem vindo a expandir-se para o Norte do país.

Para Luís Vieira, responsável pela gestão dos comboios de bicicleta operados pela Bicicultura, a criação do CicloExpresso de Braga “é uma aposta inequívoca que a Cidade está a fazer pelo futuro das crianças e da sua mobilidade autónoma e sustentável. São elas que irão desempenhar um papel fundamental na adopção da bicicleta enquanto meio de transporte e este projecto dá-lhes as ferramentas necessárias para começarem já hoje, de forma segura e divertida”.

O Fundo +PLUS é um Programa de Investimento para o Impacto, que se propõe a distribuir 500 mil euros/ano para testar novas ideias com potencial de impacto social e ambiental, em alinhamento com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 e para apoiar o desenvolvimento de organizações sustentáveis com ideias inovadoras e resultados comprovados.

A Bicicultura, uma cooperativa sem fins lucrativos fundada em 2019, é um centro de promoção, desenvolvimento e inovação para a mobilidade activa. Tem-se dedicado a fomentar, através de intervenções socioculturais e outras, o uso da bicicleta para transporte, trabalho, lazer e terapia, em todos os segmentos da população, para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável. Além dos Comboios de Bicicletas, dinamiza projectos como a Ignição a Pedal - Negócios com Pedalada, para apoiar a criação de negócios próprios, e a sParqs, que se foca na adaptação do espaço público para proporcionar mais oportunidades de fruição para as pessoas, por exemplo reconvertendo lugares de estacionamento para automóveis em parklets com mobiliário urbano agradáveis e com elementos verdes.


Autor: Redação