twitter

IPMA coloca todos os distritos em aviso amarelo por causa do frio

IPMA coloca todos os distritos em aviso amarelo por causa do frio
Fotografia

Publicado em 30 de janeiro de 2023, às 09:49

O aviso vai manter-se até às 6h00 de terça-feira em Braga e Viana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, devido à previsão de tempo frio nos próximos dias.

Em dez distritos do Norte e Centro, o aviso amarelo começou a vigorar às 18h56 deste domingo e vai manter-se até às 6h00 de terça-feira, dia 31 de janeiro, de acordo com um comunicado do IPMA. Estão neste grupo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria.

Por sua vez, os distritos de Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro também estão sob aviso amarelo desde as 18h56 deste domingo, mas até as 6h00 de quarta-feira, dia 1 de fevereiro.

No comunicado, o IPMA justifica esta decisão com a “persistência de valores baixos da temperatura mínima". A previsão do IPMA para segunda-feira prevê temperaturas mínimas entre os 6º graus centígrados (Faro) e os -6º graus centígrados (Guarda).

O IPMA prevê para esta segunda-feira frio, com céu geralmente pouco nublado ou limpo. O vento vai soprar «fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, tornando-se em geral fraco a partir da tarde, sendo por vezes moderado a forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde nas serras algarvias». A previsão aponta também para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, formação de geada e pequena descida da temperatura mínima no interior Norte e Centro.
Autor: Redação/Lusa