twitter

António Costa garante que chega ao fim da "maratona" em 2026

António Costa garante que chega ao fim da "maratona" em 2026
Fotografia

Publicado em 29 de janeiro de 2023, às 12:01

O primeiro-ministro disse que “esta legislatura não é uma corrida de 100 metros”, mas sim “uma maratona”.

O secretário-geral do PS, António Costa, garantiu este sábado que, apesar da ansiedade de “muita gente” e mesmo que os “músculos” lhe doam durante o percurso, vai chegar ao fim da “maratona” da legislatura em 2026.

Ao discursar este sábado em Viseu durante a sessão “Prestar contas”, perante um milhar de militantes de todo o país, o também primeiro-ministro disse que “esta legislatura não é uma corrida de 100 metros”, mas sim “uma maratona” que começou em 2022 e continuará até outubro de 2026. “Eu sei que há muita gente que, ou porque não tem fôlego, ou porque é ansiosa, quer que outubro de 2026 seja já amanhã. Nem o Viriato conseguiria que 2026 fosse já amanhã”, gracejou.

Segundo António Costa, “as maratonas não se correm com ansiedade”, nem a olhar para trás e para o lado. “Correm-se com muita determinação e com os olhos postos na meta. E com a capacidade de saber que essa corrida de 42 quilómetros dói no percurso”, frisou. Apesar de não ter tido “a felicidade de poder ser corredor de maratonas no atletismo”, assegurou: “os músculos podem doer muito, mas eu cá estou para chegar à meta em 2026”.

António Costa afirmou que o seu Governo tem feito “um esforço grande para continuar a manter o rumo firme”, tendo em conta os compromissos assumidos e as “dificuldades inesperadas” que teve de enfrentar. “Nunca ouvirão da minha boca qualquer desculpa pela realidade nova, que é inesperada, para dizer que não cumpri aquilo que temos de cumprir”, frisou.

E porque “esta legislatura começou em 2022, continua em 2023, continuará em 2024, continuará em 2025 e ainda até outubro de 2026”, o Governo apresentou os resultados do ano passado, com um crescimento do PIB de 6,7%, maior do que o previsto. “Foi o segundo país da União Europeia que mais cresceu. Conseguimos manter o emprego e continuar a fazer diminuir o desemprego. Hoje há mais meio milhão de portugueses a trabalhar do que havia em 2015”, referiu.

Apesar de a pandemia ter aumentado a pobreza em Portugal, o país já recuperou e, comparando 2015 ao dia de hoje, há “menos 700 mil pessoas em situação de pobreza ou de exclusão social”, acrescentou. “Conseguimos este crescimento, a manutenção do emprego, o combate à pobreza, cumprir estas promessas e mantendo uma marca da nossa governação: termos as contas certas. E, por isso, a dívida diminuiu, porque nós não queremos deixar esse encargo para as gerações futuras. É dever da nossa geração abater a dívida que a nossa geração também criou no nosso país”, considerou.

À chegada ao pavilhão multiusos, onde decorreu a sessão “Prestar contas”, estava um grupo de cerca de meia centena de funcionários judiciais da Comarca de Viseu, que gritavam: “Costa, escuta, sem nós não há justiça”. Envergando camisolas pretas com a inscrição “Justiça para quem nela trabalha”, os funcionários judiciais exigiam, através de cartazes que tinham nas mãos, “Promoções já” e “Integração de suplemento x 14 meses já”. Poucos metros à frente, mais silenciosos, cerca de 20 professores acenavam com lenços brancos, dando continuidade à luta feita durante a semana.


Autor: Redação/Lusa