Fotografia: DM

Concurso de Teatro da Póvoa de Lanhoso homanegeia ator Ruy de Carvalho

Evento conta com a participação de nove grupos e combina, pela primeira vez, o teatro e a música.

Jorge Oliveira
24 Jan 2023

O XVIII Concurso Nacional de Teatro, que se realiza na Póvoa de Lanhoso de 4 de fevereiro a 11 de março, vai contar com a presença o ator Ruy de Carvalho, patrono do evento.

A novidade foi avançada hoje na apresentação do certame, no Theatro Club, o espaço onde irá decorrer o concurso, com a participação de nove grupos de teatro amador, e a homenagem ao reconhecido ator português.

Ruy de Carvalho, com 95 anos, será o principal interveniente de uma tertúlia, no dia 5 de fevereiro, em torno do tema do envelhecimento ativo.

No mesmo dia abrirá a exposição “Retratos contados de Ruy de Carvalho”, que resume a vida artística e homenageia os 80 anos de carreira deste ator, o mais velho no ativo em Portugal. A mostra, que está em digressão pelo país, é constituída por dezenas de fotografias do arquivo do Teatro D.Maria II, em Lisboa.

«Ele vai explicar não só a exposição como também dar a oportunidade às pessoas presentes de conversarem com ele tendo como mote a sua experiência de vida artística e pessoal. Ele é um idoso extraordinário que deve inspirar-nos», disse Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara da Póvoa de Lanhoso.

Esta edição do Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho vai aliar, pela primeira vez o teatro à música, uma vez que antes da encenação de cada peça teatral haverá a atuação da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, um espetáculo de 20 minutos na galeria onde vai estar patente a exposição.

O XVIII Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho é uma iniciativa do Município da Póvoa de Lanhoso organizada com a colaboração da Federação Portuguesa de Teatro e da Fundação Inatel.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up