Fotografia: DR

Caminha investe 84 mil euros para reduzir resíduos em aterro

A autarquia reforça distribuição de compostores domésticos no concelho.

23 Jan 2023

A Câmara Municipal de Caminha anunciou que vai alagar o projeto “Reciclar a Compostar” a todo o concelho, tendo conseguido fazer aprovar uma segunda candidatura, que reforça a dotação inicial, num investimento global de mais de 84 mil euros.

O projeto “Reciclar a Compostar” inclui-se no âmbito das estratégias delineadas pelo Município de Caminha na área da sustentabilidade ambiental, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de um sistema de recolha de biorresíduos, promovendo a redução da deposição em aterro.

Em comunicado, o Município apela a quem vive em Caminha e ainda não tem um compostor doméstico para que agora o possa conseguir. Depois de uma primeira fase, esta segunda fase do projeto disponibiliza equipamentos para todo o concelho, «bastando que os candidatos sigam o procedimento habitual inscrevendo-se junto da Câmara Municipal, através do formulário próprio que se encontra online», concretiza a mesma nota.

Ainda segundo a mesma fonte, no total serão investidos no projeto amigo do ambiente 84 327 euros. A operação “Reciclar a Compostar” tem como objetivo principal a redução do envio de biorresíduos para aterro, através da promoção da sua separação na origem e valorização para compostagem, através da implementação de medidas de incentivo e promoção da compostagem doméstica junto da população local e das entidades parceiras.

O projeto preconiza a estratégia do Município de Caminha no domínio de gestão de resíduos urbanos e do seu papel na transição para um modelo de economia circular, conforme previsto no Plano de Ação PAPERSU 2020 aprovado pelos órgãos municipais.





Notícias relacionadas


Scroll Up