Fotografia: António Valdemar

Uma abertura para prometer um ano em cheio

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi o principal palco dos festejos da gala da Cidade Europeia do Desporto.

Pedro Vieira da Silva, António Valdemar
22 Jan 2023

O Centro Cultural e o Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, receberam, ordem, a gala que marcou, oficialmente, a Cidade Europeia do Desporto, que vai contar com (pelo menos) 365 eventos em 2023. «O momento especial», como declarou o vereador do Desporto da autarquia vianense, Ricardo Rego, marcou o início de um ano que se prevê «cheio».

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi o principal palco dos festejos e o movimento junto ao local, onde hoje se realiza a Meia-Maratona Manuela Machado, começou durante a tarde, tendo alguns convidados aproveitado para visitar alguns dos locais mais emblemáticos de Viana do Castelo.

Por volta das 21h30, o Centro Cultural já se encontrava composto e, aos poucos, foram chegando os convidados mais “importantes”, com destaque para o presidente da autarquia vianense, José Maria, Nuno Santos (ACES Portugal), João Paulo Correia, Secretário do Estado dop Desporto, e ainda John Swanson, representante da Aces Europe), e Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto.

Destaque, ainda, para a presença de Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara de Braga, que foi eleita a melhor cidade do desporto em 2018, e o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que, em 2022, foi Cidade Europeia do Desporto.

A gala, feita por «gentes de Viana», destacou o vereador Ricardo Rego, abriu com a atuação de vários jovens em diversas modalidades (karate, capoeira, boxe, judo, etc.), que receberam muitos aplausos das centenas de pessoas que encheram, por completo, o Centro Cultural. 

Seguiu-se a subida ao palco da mascote do evento, Santiago, que convidou os jornalistas presentes a fazer, em pleno palco, uma selfie.

A gala, apresentada por Carolina Torres, seguiu com os discursos da praxe. «Viana do Castelo é desporto», assumiu a apresentadora. 

 «Queremos ser a melhor cidade do desporto do ano de 2023»

O presidente da autarquia vianense, Luís Nobre, disse estar a viver «emoções fortes» num dia «especial» num ano que será «marcante». 

«Muito satisfeito. Este é um grande dia, um início de um grande desafio mas queremos superá-lo. Uma grande etapa que seja de muitas vitórias em todas as etapas. Para fazermos um grande campeonato. Uma grande vitória que queremos é ser a melhor cidade europeia do desporto em 2023», vincou o edil vianense. «A vitória é prepararmo-nos para o futuro e sermos reconhecidos pelo que fizemos», disse.





Notícias relacionadas


Scroll Up