Fotografia: DM

Freguesia de São Vicente tem orgulho na romaria do protetor das crianças

D. Duarte Pio e o filho mais velho, D. Afonso de Bragança, visitaram a igreja de São Vicente.

José Carlos Ferreira
22 Jan 2023

O presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente não esconde o orgulho que esta autarquia local tem na Romaria de S. Vicente, sublinhando as particularidades únicas que esta festa possui. 

«Esta romaria é um orgulho para nós. Esta dimensão de romaria que, por ventura, tem mais destaque nas freguesias rurais, mas que é notória aqui em S. Vicente, no centro da cidade, posiciona-nos num nível de destaque comparativamente  com as outras freguesias. E porque também este tipo de manifestação preserva aquilo que é uma identidade histórica, preserva aquilo que é a dimensão religiosa, que muito nos deve orgulhar», garante Daniel Pinto. 

Para o autarca, a grande centralidade da freguesia de S. Vicente está, precisamente, na igreja que é um monumento histórico, um expoente do barroco na cidade de Braga. «Eu não tenho dúvidas que muitas pessoas que durante ano não frequentam a igreja vêm neste dia, por este simbolismo. E isso, como é óbvio, é importantíssimo para nós porque gera uma dinâmica em volta da dimensão religiosa», acrescenta. 

Daniel Pinto não esquece também o dinamismo que esta romaria gera nos estabelecimentos comerciais situados à volta da igreja de S. Vicente, e mesmo na doçaria tracidional associada a estas festas, com a presença das vendedoras de moletinhos no adro do templo. «Todos acabam por ser beneficiados com esta dinâmica, com esta romaria», salienta. 

Por isso, o presidente da Junta de S. Vicente não esconde a sintonia da sua autarquia local com a paróquia de S. Vicente e as atividades que ela desenvolve, «valorizando esse trabalho e também, de alguma forma, apoiando a realização destas festividades que são, com o S. Sebastião, as primeiras festividades religiosas do ano civil», salientou.

Visita à igreja de D. Duarte Pio

Aproveitando a presença do Duque de Bragança em Braga, o presidente da Junta de S. Vicente convidou ontem D. Duarte Pio e o filho, D. Afonso de Bragança, para uma visita à romaria e à igreja de S. Vicente. 

No final, depois das explicações do pároco de S. Vicente, padre Rui Sousa, e de ter assinado uma telha para a cobertura da igreja, D. Duarte Pio confessou-se impressionado com o templo e a festa. «A igreja é belíssima e foi uma feliz ocasião para vir cá na altura da romaria», disse, realçando ter também aproveitado este momento para orar junto de S. Vicente pela sua família e amigos. 

O filho. D. Afonso de Bragança, também manifestou a sua admiração com a igreja de S. Vicente e todo o ambiente de romaria minhota, realçandoque ficou a vontade de voltar a Braga, cidade, onde foi batizado.





Notícias relacionadas


Scroll Up