twitter

Famílias de Braga podem poupar até 18 milhões por ano na conta da luz

Famílias de Braga podem poupar até 18 milhões por ano na conta da luz
Fotografia

Publicado em 22 de janeiro de 2023, às 11:42

A Câmara Municipal de Braga vai aprovar na reunião de amanhã o novo Plano de Regeneração Urbana. O documento, que incide sobre a área central da cidade, prevê a atribuição de um vasto conjunto de benefícios fiscais aos promotores de obras de requalificaçã

Pensado para ser executado num período de 10 anos, o novo Plano Estratégico de Reabilitação Urbana deverá ser aprovado na reunião de amanhã da Câmara Municipal de Braga. O documento, que define a estratégia de reabilitação do Município de Braga para a área urbana de expansão da cidade compromete o setor privado com um forte investimento na reabilitação dos edifícios. «A Área de Reabilitação Urbana Expansão da Cidade integra a área envolvente à Área de Reabilitação Urbana Espaço Central, procurando incluir o espaço territorial de expansão da cidade das últimas décadas, consolidando-a e, cujas características (do edificado e espaço público) importa valorizar», sublinha a proposta que a coligação Juntos por Braga quer que promova «a reabilitação urbana», «dinamize o arrendamento habitacional» e fomente «a qualificação dos alojamentos» existente nas área de intervenção.

Para «criar as condições para que a reabilitação seja a principal forma de intervenção ao nível do edificado e do desenvolvimento urbano» e para «promover a inclusão social e territorial e as oportunidades de escolha habitacionais», a proposta da maioria lança um vasto leque de incentivos fiscais que vão do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ao IRS, passando pela aplicação reduzida do IVA e isenção de taxas e licenças municipais.

As estimativas do Plano é que os promotores de obras de requalificação do edificado tenham isenções diretas próximas dos 10 milhões de euros só em sede de IMI e de mais de sete milhões de euros nos negócios de venda de habitações que foram requalificadas.

O Plano antecipa também fortes impactos no consumo energético, mediante a realização de obras que vão aumentar a eficiência energética das habitações. A Câmara de Braga estima que fatura anual das famílias que vivem na área a reabilitar seja de 85,7 milhões de euros por ano e que a poupança possa atingir os 18 milhões de euros por ano, no final da reabilitação.


Autor: Joaquim Martins Fernandes