Fotografia: DM

Banda Musical de Cabreiros empenhada em fixar nova geração de músicos

Concerto, no Centro Cultural da freguesia, com casa cheia, marcou início das comemorações dos 180 anos

Jorge Oliveira
22 Jan 2023

A Banda Musical de Cabreiros, a única banda filarmónica do concelho de Braga, iniciou hoje as comemorações dos seus 180 anos com um concerto no Centro Cultural da Freguesia que contou com casa cheia.

Numa altura em que grande parte dos seus elementos são instrumentistas novos, o principal desafio que se coloca à Banda é «fixar esta nova geração de músicos com o seu entusiasmo e alegria», disse ao Diário do Minho o presidente da direção.

Carlos Sousa explicou que a Banda está «muito jovem» porque durante os dois anos de pandemia os músicos de mais idade acabaram por interromper a carreira de longos anos.

Dirigida pelo maestro Victor Vieira, a Banda Musical de Cabreiros é constituída atualmente por 52 elementos e outros dos seus objetivos é lutar pelo pódio no concurso de bandas organizado em Braga anualmente pelo Município.

O programa comemorativo dos 180 anos iniciou na manhã de hoje com o lema “Honrar o passado rumo ao futuro”. Durante o ano, para além das habituais atuações que a Banda faz em Braga (Quaresma, Semana Santa e S. João) e em outras localidades, haverá mais alguns eventos para assinalar a data. Carlos Sousa destaca a apresentação mundial pela Banda de Cabreiros da versão instrumental de “Guerra Nuclear”, um inédito de António Variações na voz de Mariza Liz, com arranjo especial para filarmónica. 

O programa comemorativo culminará com um «grande concerto» em Braga, em data e local a anunciar.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up