Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA

Carla Castro com grau de confiança “muito alto” para convenção da Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal elege este fim-de-semana o próximo líder do partido. Para além de Carla Castro, são candidatos Rui Rocha e José Cardoso.

Agência Lusa
21 Jan 2023

A candidata à liderança da Iniciativa Liberal, Carla Castro, manifestou na manhã deste sábado um grau de confiança “muito elevado” na sua eleição, dizendo que veio para “ganhar à primeira volta” e vincou a importância da unificação do partido após a convenção.

À chegada ao Centro de Congressos de Lisboa, onde este sábado e domingo vai decorrer a VII Convenção da Iniciativa Liberal, a deputada Carla Castro chegou acompanhada de cerca de duas dezenas de apoiantes empunhando bandeiras.

Questionada sobre o seu grau de confiança, Carla Castro respondeu: “Muito alto”.

“Eu vim aqui para ganhar à primeira volta e é esse o espírito com que estamos, mas nós estamos disponíveis para conversar sobre segunda volta”, afirmou.

Carla Castro diz ter sentido nos últimos dias “uma grande adesão pela parte de todos os membros” e mostrou-se certa de que “vai correr muito bem”.

Interrogada sobre a sua permanência na bancada da IL no parlamento caso não ganhe as eleições internas, a dirigente disse ter sido “muito clara sobre a necessidade de unificação do partido” independentemente de quem ganhe.

“Aliás, nós temos aqui uma mensagem muito clara à frente desta convenção hoje justamente a dizer isto: nós no dia seguinte estaremos todos juntos a trabalhar por um Portugal mais liberal”, disse, fazendo referência a um cartaz colocado à entrada do centro de congressos com uma fotografia sua e a frase ‘Votos de uma excelente convenção, apoie quem apoiar. Segunda-feira estaremos todos juntos a trabalhar outra vez’.

Já quanto a possíveis dificuldades após a liderança de João Cotrim de Figueiredo, a deputada mostrou-se confiante de que a IL continuará a crescer.

“A IL sempre soube crescer nas mudanças de presidente e é isso que vai acontecer, nos vamos continuar a crescer”, vincou.

Momentos depois da entrada de Carla Castro o ‘número 1’ da lista B ao Conselho Nacional, Nuno Simões de Melo, disse aos jornalistas que apoiava Carla Castro “a título pessoal”.

A VII Convenção da Iniciativa Liberal decorre entre hoje e domingo, no Centro de Congressos de Lisboa, e os cerca de 2.300 membros do partido inscritos na reunião magna vão eleger o sucessor de João Cotrim Figueiredo na liderança do partido, que nas últimas legislativas passou de um para oito deputados.

Na primeira convenção eletiva da história da IL (fundada em 2017), disputam a presidência da Comissão Executiva Rui Rocha e Carla Castro, ambos deputados e membros da direção cessante, e o conselheiro nacional José Cardoso.





Notícias relacionadas


Scroll Up