twitter

Antiga Escola Francisco Sanches será referência na dinâmica cultural de Braga

Antiga Escola Francisco Sanches será referência na dinâmica cultural de Braga
Fotografia

Publicado em 21 de janeiro de 2023, às 12:24

O edifício vai receber o Arquivo Municipal, o espólio do Museu da Imagem e outros espólios culturais de Braga.

As obras de reabilitação da antiga escola Francisco Sanches, iniciadas a 29 de Junho de 2022, receberam a visita da vereadora Olga Pereira. A primeira fase de reabilitação do edifício, onde será criado um centro cívico de matriz cultural, representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, num projecto que vai transformar aquele espaço num equipamento de referência alinhado com a estratégia cultural da Cidade para 2030.

«Este equipamento será uma referência para a dinâmica cultural da cidade, um espaço de grande vitalidade cultural e irá complementar outras valências existentes no concelho. Trata-se de um edifício com cerca de 7000 m2 de área bruta de construção, com dimensão superior ao Convento do Pópulo que alberga os serviços centrais do município. Estão a ser criadas condições materiais para preservar os documentos e outros suportes que permitem a interpretação da nossa história e o nosso presente, os historiadores e outros investigadores terão à sua disposição um espaço de excelência» explicou Olga Pereira, sublinhando que o objectivo passa por «maximizar o enorme potencial do edifício, beneficiando da sua centralidade».

Esta primeira fase de intervenção integra a reabilitação geral de todo o edifício, concretamente no que se refere a coberturas, fachadas, vãos e arranjos exteriores. O projecto contempla igualmente a preparação de todas as infra-estruturas para a implementação da segunda fase da reabilitação da antiga escola Francisco Sanches.

Concluída a obra, o edifício irá receber o Arquivo Municipal, incluindo o arquivo histórico, espólio do Museu da Imagem, da Casa dos Crivos e outros espólios culturais do Município. Serão criadas salas de consulta, uma biblioteca, uma zona de tratamento e higienização de documentos.

«Com esta intervenção, vamos permitir que o público se vá apropriando progressivamente da utilização do edifício, colocando à disposição as zonas que forem ficando disponíveis. Vamos também garantir a continuidade da utilização de algumas das estruturas que já se encontram sediadas aqui e incorporar novas dinâmicas», concluiu Olga Pereira.


Autor: Redação