Fotografia: DM

Feira dos Vinte regressa com dois eventos centrados no Largo Antunes Lima

Pradenses aguardam com expetativa Feira Franca, interrompida dois anos por causa da pandemia.

Jorge Oliveira
19 Jan 2023

Depois de dois anos de interregno, fruto da pandemia, a Feira dos Vinte regressa ao centro da vila de Prado amanhã, dia de São Sebastião, cumprindo uma tradição que remonta ao tempo do reinado de D. Dinis. Esta quinta-feira há “noite de provas” com Augusto Canário a animar o recinto.

A vila de Prado tem tudo preparado para o regresso da Feira dos Vinte, uma das mais emblemáticas e antigas feiras francas da região e do país. Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia de covid-19, é com redobrada expetativa que pradenses e pessoas de outras localidades vizinhas aguardam pela Feira das Trocas, como também é conhecida, que se realiza anualmente a 20 de janeiro, dia da festa de S. Sebastião.

A Junta de Freguesia da vila de Prado procurou criar as melhores condições para que esta feira secular, iniciada no reinado de D. Dinis, tenha um regresso em grande, mas o presidente, Albano Bastos, numa atitude cautelosa, afirma que o sucesso do evento, que começa esta quinta-feira com a “noite das provas”, vai «depender muito» das condições climatéricas.

A feira franca realiza-se nos moldes iniciados em 2018, embora com a mudança de localização de dois eventos – o concurso pecuário e do espetáculo equestre vão decorrer no Largo Antunes Lima, já que a Junta não obteve o empréstimo da quinta ao lado do Largo de S. Sebastião. O concurso de bovinos, durante a manhã, conta com exemplares das raças Barrosã e Minhota, numa colaboração com a AMIBA– Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã e APACRA – Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota.

Após a celebração da Eucaristia em honra de S. Sebastião, às 11h00, na capela da Senhora do Bom Sucesso, em frente à qual decorre a feira franca, tem lugar a “bênção dos animais” (quer dos que entram no concurso pecuário, quer dos que estarão em exposição na feira), uma novidade introduzida em 2020 e que veio para ficar, finalizando com um desfile dos animais do concurso.

Pelas 18h00 começa o espetáculo equestre, com efeitos luminosos, uma atividade também introduzida na feira de 2020 e que foi muito aplaudida pelos espectadores. O programa de animação culmina com a atuação, às 21h00, dos dois ranchos folclóricos da vila de Prado, na tenda montada no Largo de S. Sebastião.

Esta quinta-feira decorre a tradicional “noite das provas” (de papas de sarrabulho e vinho verde) na tenda e também em unidades de restauração locais. O recinto é animado com um encontro de Reis, às 21h00, e com cantigas à desgarrada entre Augusto Canário e Cândido Miranda, a partir das 22h30.





Notícias relacionadas


Scroll Up