twitter

AGERE mantém tarifas de água, saneamento e resíduos inalterados para 2023

AGERE mantém tarifas de água, saneamento e resíduos inalterados para 2023
Fotografia

Publicado em 19 de janeiro de 2023, às 11:52

O objetivo é «reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores».

A AGERE - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, vai propor, para 2023, a manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos. O objetivo é «reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores». Em comunicado, a empresa refere que «a medida de manter inalterados todos os valores respeitantes aos serviços da AGERE, traduz-se numa consolidação da evolução do referido tarifário, refletindo um ganho real nas faturas de todos os bracarenses». «Após em 2022, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) ter registado uma variação média anual de 7,8%, para 2023 o Banco de Portugal estima que a inflação acelere, apontando que a taxa anual média chegue aos 5,8%, o que permite concluir que existe o referido ganho real pelo oitavo ano consecutivo, e que corresponde em termos acumulados, neste período, a 20,9%», adianta.
No que diz respeito às taxas a pagar ao Estado, explica a nota, «é refletida a decisão do Governo de aumentar a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) de 22€/ton para 25€/ton e as atualizações da Taxa de Recursos Hídricos (TRH) referentes à água e ao saneamento, e que se refletirão na fatura mensal dos munícipes e serão visíveis na área “Pagamentos ao Estado”».

Autor: