Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense inaugura Ano Judiciário
D. José Cordeiro preside à sessão solene.
O Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense assinala, quinta-feira, 19 de janeiro, a inauguração do Ano Judiciário com uma sessão solene no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
A sessão solene inicia às 10h00 com uma palavra do Vigário Judicial, o cónego Mário Martins, ao que se segue uma conferência intitulada “O Tribunal Eclesiástico, um contributo para o processo sinodal na Igreja”, proferida por Manuel Rocha, Vigário Geral e ex-Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Aveiro e presidente da Associação Portuguesa de Canonistas.
Pelas 11h15, o Arcebispo Metropolita de Braga dirige uma palavra aos presentes na sessão.
O programa da inauguração do Ano Judiciário do Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense inclui ainda a celebração da Eucaristia, às 11h30, e almoço.
O Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense está sediado na Rua de São Domingos, 94 B, em Braga. É composto pelo Vigário Judicial e pelo Arcebispo e julga por meio de um só Juiz ou de um Colégio de Juízes.
Julga em Primeira Instância as causas da Arquidiocese e em Segunda Instância as causas da Província Eclesiástica, sempre com um colectivo de Juízes.
[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]