twitter

Braga e Viana sob aviso laranja devido ao vento e à agitação marítima

Braga e Viana sob aviso laranja devido ao vento e à agitação marítima
Fotografia

Publicado em 16 de janeiro de 2023, às 09:44

O aviso devido à agitação marítima prolonga-se até quarta-feira.

Braga e Viana do Castelo estão entre os 12distritos de Portugal Continental que estão esta segunda-feira sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra vão estar, até quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Porto, o aviso laranja vai ser acionado entre as 3h00 e as 22h00 de quarta-feira.Já nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, será a partir das 18h00 de terça-feira até às 22h00 de quarta-feira. Prevê-se a emissão do aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco entre as 21h00 desta segunda-feira e as 6h00 de terça-feira, nos distritos de Leiria e Coimbra entre as 6h00 desta segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira, no distrito de Lisboa entre as 9h00 desta segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira.

Além destes 12 distritos, outros três, Bragança, Viseu e Vila Real, vão estar sob aviso meteorológico amarelo entre esta segunda-feira e as 6h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo do IPMA significa que a situação é de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto no laranja o risco é moderado e elevado, devendo a população seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Autor: Redação/Lusa