Bienal de Ilustração de Guimarães regressa de 20 de outubro a 31 de dezembro
Organização já tem abertas inscrições para o Prémio Nacional BIG 2023.
A Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) está de regresso, de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2023, depois de dois anos de interregno motivado pela pandemia.
O evento, que vai na quarta edição, mantém o figurino e o modelo de anos anteriores, encontrando-se já abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG2023.
A programação desta primeira edição pós pandemia, apresentada ontem na sala de conferências do Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG), vai estender-se a vários espaços de Guimarães, nomeadamente o CIAJG, o Centro Cultural Vila Flor, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), a Sociedade Martins Sarmento, o Teatro Jordão e escolas.
O diretor artístico da BIG, Tiago Manuel, indicou que esta quarta edição vai manter o figurino e o modelo de anos anteriores, com exposições de vários artistas, a realização de oficinas e de um ciclo de palestras intitulado “A Teia da Ilustração”, em tono da ilustração.
Este ciclo de palestras, destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas, contará com a participação da ilustradora Mariana Rio, do cartoonista e escritor Luís Afonso, e do editor de Banda Desenhada Marcos Farrajota.
Do programa destaca-se ainda a exposição “A Sensibilidade de Ilustrar”, alusiva ao mestre Júlio Resende, que estará patente na Sociedade Martins Sarmento, com curadoria do artista plástico António Gonçalves e colaboração da Fundação Júlio Resende.
A organização anunciou ainda que já se encontram abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2023, o qual contempla sete sete prémios, num total de 8.500 euros.
Serão atribuído o Grande Prémio BIG, no valor de 5 mil euros, o Prémio BIG Revelação, no valor de mil euros, e coinco prémios BIG Aquisição, de 500 euros cada.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]