Fotografia: DR

Cortejo das Confrarias junta 200 pessoas em torno da gastronomia em Prado

III Capítulo Solene e de Entronização da Confraria das Provas da Feira dos Vinte.

Rita Cunha
14 Jan 2023

Cerca de 200 pessoas pertencentes a 35 Confrarias de norte a sul do país, incluindo a Madeira, e de Espanha e França estão hoje a participar, na vila de prado, no Cortejo das Confrarias, neste que é o III Capítulo Solene e de Entronização da Confraria das Provas da Feira dos Vinte.

À margem do evento, Joaquim Serafim, da organização, explicou que o objetivo principal deste encontro passa por dar a conhecer e a degustar as tradições locais da Vila de Prado, desde as Papas dos Vinte ao vinho verde tinto. «Isto está ao rubro», disse, numa altura em que ainda está por se concretizar parte do programa, que inclui as provas, um momento cultural, um jantar e cantares ao desafio.

O evento de hoje antecede  o grande ponto alto que acontece na quinta-feira, dia 19 de janeiro, véspera da festa de S. Sebastião, com a “noite das provas” em que se degusta o vinho novo acompanhado de umas  ‘Papas à Moda dos Vinte’. O certame continua no dia seguinte com o Concurso Pecuário, o Desfile de Gado, a Bênção dos Animais e um Festival Folclórico.





Notícias relacionadas


Scroll Up