Fotografia: DM

Câmara de Vieira do Minho apresentou programa “Sentir Vieira” com novidades

A autarquia reforça o orçamento em iniciativas que promovem o concelho e atraem investimento.

José Carlos Ferreira
14 Jan 2023

O presidente da Câmara de Vieira do Minho apresentou ontem em conferência de imprensa a programação “Sentir Vieira”, que este ano surge com algumas novidades. Segundo António Cardoso, a realização de chegas de bois todos os meses e do Campeonato da Europa de Ralis no dia 11 de março são as grandes inovações de uma programação que este ano viu o seu orçamento reforçado, com um investimento total que poderá chegar aos 400 mil euros.

No encontro com os jornalistas, o autarca salientou que tudo o que este executivo realiza é apenas com os objetivos de «aumentar a riqueza no concelho, potenciar o crescimento de Vieira e o conhecimento desta linda terra, para poder ter mais investimentos e, com esses investimentos, ter mais oportunidades de negócio e de emprego» neste território. «Portanto, todo este esforço que fazemos, com o aumento da verba da programação “Sentir Vieira”, vai contribui de uma forma muito positiva e decisiva para melhorar as condições da nossa comunidade», acrescentou.

Assim, o “Sentir Vieira” começa já este fim de semana com o Encontro de Reisadas que se realiza amanhã. Ainda para domingo está prevista a chega de bois, que atrai sempre muitas pessoas. Este é ainda o fim de semana gastronómico, com o prato típico de Vieira, as Couves com Feijão Amarelo.

Em fevereiro, o programa prossegue com a Feira do Fumeiro, que acontece de 10 a 12, em frente aos Paços do Concelho. No mês de março o destaque vai para o Campeonato da Europa de Ralis, que se disputa no dia 11, na Serra da Cabreira, e em abril o “Sentir Vieira” celebra a Revolução dos Cravos, com jogos populares. No mês de maio, os desportos motorizados ganham expressão nesta programação, com a edição WRC Rally de Portugal a passar pela Serra da Cabreira no sábado, dia 13. Como já é habitual, a Agro Vieira acontece no mês de junho, estando já estabelecido que esta feira realiza-se nos dias 2 e 3, para dar a conhecer o melhor que se faz em termos agrícolas neste concelho.

A Feira do Associativismo também integra o “Sentir Viana” e está agendada para 1 e 2 de julho, enquanto no mês de agosto o grande acontecimento é a Festa do Emigrante, no dia 13, que integra ainda o Festival de Folclore. A programação prossegue em setembro, com uma desfolhada no dia 17, e, em outubro, tem lugar a Feira da Ladra, as festas concelhias de Vieira do Minho, que decorrem entre os dias 5 e 9. Por fim, para os dias 18 e 19 de novembro estão agendadas o Mercado de Outono e as Jornadas Micológicas, e, para 9 de dezembro, a realização da apanha e moagem da azeitona no lagar de azeite tradicional de Vilarchão.

Para o presidente da Câmara de Vieira do Minho, esta é uma programação estratégica e, por isso, houve uma aposta em reforçar financeiramente o “Sentir Vieira”. António Cardoso revelou que o investimento poderá ser entre os 300 e 400 mil euros, mais cerca de 50 a cem mil euros que no ano passado.





Notícias relacionadas


Scroll Up