twitter

Vila Verde adjudica requalificação das piscinas municipais por 1,6 milhões de euros

Vila Verde adjudica requalificação das piscinas municipais por 1,6 milhões de euros
Fotografia

Publicado em 12 de janeiro de 2023, às 15:40

As empreitadas visam a «drástica redução» dos consumos energéticos do equipamento.

A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou a adjudicação da requalificação das piscinas municipais por 1,6 milhões de euros. As empreitadas visam a «drástica redução» dos consumos energéticos do equipamento.

Em comunicado, a autarquia liderada por Júlia Fernandes (PSD) refere ter aprovado a adjudicação «à empresa MJFT – Construções as empreitadas de requalificação do Complexo de Lazer de Vila Verde e da Piscina Municipal da Vila de Prado, pelo valor global de cerca de 1,6 milhões de euros». «Com o objetivo de melhorar as condições de conforto e eficiência energética nos dois edifícios municipais, as obras em causa destinam-se à colocação de novos revestimentos na cobertura e nas fachadas, assim como a substituição das caixilharias e a introdução de novos equipamentos, como a colocação de painéis fotovoltaicos», explica o município.

A adjudicação da obra foi decidida na última reunião camarária, durante a qual o executivo aprovou «o relatório final de análise de propostas apresentadas ao concurso público, que tinha um preço base global de 2,3 milhões de euros para as duas empreitadas».Segundo a autarquia, a MJFT – Construções «propôs-se a fazer as duas obras pelo preço mais baixo dos 12 concorrentes admitidos»: cerca de um milhão de euros para o complexo de lazer e mais de 612 mil euros para a piscina da Vila Verde (valores acrescidos de IVA). «Com um prazo de execução de seis meses, as obras em causa vão assegurar uma drástica redução dos consumos energéticos atualmente existentes, bem como a redução da pegada ecológica com forte diminuição da emissão de carbono», salienta a câmara.

O projeto de requalificação vai, segundo o município, «permitir a colocação de sistemas de aproveitamento de condicionantes térmicas naturais, como zonas destinadas a ventilação passiva dos espaços e elementos de sombreamento por forma a gerir a exposição solar em vãos envidraçados». «Por forma a garantir melhor eficiência energética na gestão da temperatura das piscinas interiores, está prevista a inclusão de um sistema de cobertura térmica sobre plano de água, reduzindo assim as perdas de temperatura e reforçando a capacidade de prolongar os tempos de manutenção das temperaturas», lê-se ainda na nota da autarquia de Vila Verde.

A Câmara conta que «estas operações de apoio à eficiência energética beneficiam de uma comparticipação em cerca de 90% do Programa Operacional Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)».


Autor: Redação/Lusa