twitter

Fragata da Rússia armada com mísseis hipersónicos cruzou Canal da Mancha

Fragata da Rússia armada com mísseis hipersónicos cruzou Canal da Mancha
Fotografia

Publicado em 12 de janeiro de 2023, às 15:29

O navio russo dirige-se para o Oceano Atlântico, para participar em exercícios com navios de outras frotas da Marinha Russa.

A fragata russa Almirante Gorshkov, armada com mísseis hipersónicos Tsirkon, completou esta quinta-feira a passagem pelo Canal da Mancha, anunciou a Frota do Norte da Marinha Russa.

“Posteriormente, o navio russo continuará a viagem de acordo com o plano de navegação”, acrescentou a entidade militar, em comunicado, referindo que a fragata atravessou a parte mais estreita do canal, na zona de Pas de Calais, na quarta-feira.

A Frota do Norte indicou que “a tripulação da fragata continuará a cumprir a sua missão no Oceano Atlântico”, onde participará numa série de exercícios com navios de outras frotas da Marinha Russa, bem como com navios estrangeiros.

No início de janeiro, o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, anunciou o início da expedição da fragata, que inclui viagens pelos oceanos Atlântico, Índico e Mediterrâneo.

O capitão da fragata, Igor Krojmal, informou, numa entrevista televisiva recente, que "o navio está carregado com mísseis Tsirkon e Kalibr, equipamento de defesa antiaérea, torpedos e artilharia".

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os mísseis hipersónicos Tsirkon podem atingir velocidades de até Mach 9 (nove vezes a velocidade do som) e superar qualquer tipo de defesa antiaérea, incluindo antimísseis.


Autor: Agência Lusa