Fotografia: CM Famalicão

Famalicão aposta na requalificação de desempregados

O objetivo é dotar os formandos de competências e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho.

Diana Carvalho
12 Jan 2023

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai promover um curso especializado em novas tecnologias destinado a adultos desempregados, com mínimo de 12º ano, através do programa DigitalReskilling. O objetivo é dotar os formandos de competências e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho.

A formação, realizada em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Cesae Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, tem a duração de 950 horas, com metade da formação feita em contexto de trabalho nas grandes empresas da região, com perspetivas de elevada empregabilidade no final do curso. Em comunicado, a Câmara Municipal explica que «tem como objetivo dotar os formandos de competências e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho, numa atividade profissional ligada à análise de dados e Business Intelligence».

A ação enquadra-se nas propostas apresentadas pelo presidente de Câmara, Mário Passos, no programa eleitoral. «São cursos na área das novas tecnologias e da digitalização, que vão de encontro às políticas educativas municipais para promover a aprendizagem ao longo da vida e igualdade de oportunidades, concretizadas em ações como esta, de formação com vista ao aumento de qualificações e reintegração no mercado de trabalho de ativos desempregados, com percurso académico, mas que necessitam de novas qualificações para se readaptarem ao mercado», aponta o autarca.

«A digitalização e o tratamento de dados são áreas em que as empresas têm necessidades de recrutamento, e marcas como a Salsa, TMG, Vieira de Castro, VLB Group, Primor, CMW Foundries, entre outras, já manifestaram interesse em receber alguns destes formandos», garante a Câmara Municipal.

O Data Science & Analytics tem início a 23 de janeiro, com formação inicial na Casa da Juventude. As inscrições podem ser efetuadas aqui.




Notícias relacionadas


Scroll Up