twitter

Cabo Verde conseguiu a primeira vitória num Mundial de Andebol

Cabo Verde conseguiu a primeira vitória num Mundial de Andebol
Fotografia

Publicado em 12 de janeiro de 2023, às 20:26

Derrotou o Uruguai, por 33-25.

Cabo Verde conseguiu hoje uma histórica primeira vitória em Mundiais de andebol, ao derrotar o Uruguai, por 33-25, no arranque do Grupo C da fase final, em Gotemburgo.

A equipa africana já tinha estado no Mundial há dois anos, no Egito, mas teve de se retirar com um jogo apenas disputado, devido a problemas com um surto de covid-19. O único jogo disputado redundou, então, numa derrota por 34-27 frente à Hungria.

No Egito, o Uruguai também era estreante e beneficiou de uma vitória 'na secretaria' sobre os cabo-verdianos para passar a primeira ronda.

Agora, os 'tubarões azuis' estão muito mais fortes e, após um arranque menos bom, lideraram sempre a partir do sexto golo, atingindo o intervalo já com 17-11 a seu favor.

Com esta vitória, Cabo Verde, que é treinado por Ljubomir Obradovic, treinador do Avanca, em Portugal, fica perto de assegurar a passagem para a segunda fase, mesmo que venha a perder com a Suécia, sábado, e depois com o Brasil - apuram-se os três primeiros de cada grupo.

Cabo Verde impressionou o mundo do andebol em 2022 ao ser finalista derrotado na Taça das Nações Africanas.

Grande parte dos seus jogadores está no campeonato português, destacando-se Leandro Semedo e Paulo Moreno, no Benfica, e Edmilson Araújo, no Sporting.


Autor: Redação/Lusa