twitter

Vila do Conde cede antigo convento para pólo do Centro de Estudos Judiciários

Vila do Conde cede antigo convento para pólo do Centro de Estudos Judiciários
Fotografia

Publicado em 11 de janeiro de 2023, às 14:37

A proposta de cedência do Convento do Carmo por 40 a 50 anos vai ser levada a reunião de câmara.

A Câmara de Vila do Conde vai ceder gratuitamente um edifício municipal para a instalação do novo pólo regional no Norte do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), anunciou hoje o autarca vila-condense.

Vítor Costa explicou que o novo equipamento, que na terça-feira tinha sido confirmado pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, será instalado no centenário edifício do Convento do Carmo, junto à zona ribeirinha da cidade,onde funcionam alguns serviços municipais, que serão transferidos, e que caberá à tutela liderar as necessárias obras de adaptação.

“As intervenções [no edifício] serão da responsabilidade financeira do ministério da Justiça, e os valores serão a tutela a anunciar. Vai implicar apenas obras de adaptação e não estruturais. Teremos disponibilidade para liderar esse processo se assim for entendido”, disse Vítor Costa.

O presidente da Câmara de Vila do Conde partilhou que a proposta que irá levar a reunião de câmara será para a“cedência do edifício por um período de 40 a 50 anos e a custo zero”, considerando que esse é o investimento que município faz para receber a valência.

“A atratividade de um concelho também se mede pela importância dos serviços públicos que detém. A nossa afirmação no plano nacional e regional fica mais forte e firme ao receber um setor tão importante da sociedade”, vincou o autarca.

O presidente da Câmara de Vila do Conde partilhou que a vontade do ministério da Justiça é que este polo norte do CEJ esteja a funcionar ainda antes do final do ano, recebendo cerca de 50 alunos candidatos aos cargos de procuradores e juízes, considerando que essas presenças vão também estimular a economia local.

“Além dos empregos diretos que eventualmente possam ser criados, e que gostaríamos que fossem para locais, há vários benefícios socioeconómicos da permanência dessesalunos e do pessoal docente em Vila do Conde, que irá beneficiar, nomeadamente, o setor da restauração ou lazer”, analisou.

Além dessa vertente, o autarca considerou que esta abertura, pela primeira vez, de um polo do CEJ a norte do país é um sinal de “descentralização e de promoção da coesão territorial”.

“Alguns poderão entender que essanão é uma competência municipal, mas, pessoalmente, vejo o exercício da Justiça como pilar da democracia, que os municípios têm a responsabilidade de apoiar”, completou Vítor Costa.


Autor: Agência Lusa