Fotografia: DR

Transportes Urbanos de Braga iniciam 2023 com redução de tarifários

O novo ano começou com a concretização de um dos grandes objetivos dos TUB

Redação
11 Jan 2023

A redução dos tarifários foi um dos grandes objetivos concretizados pelos TUB  no arranque deste novo ano de 2023.

Com o objetivo não só de reter os atuais utilizadores, mas essencialmente, captar mais pessoas para a utilização do transporte coletivo, os TUB procederam, logo no dia 1 de janeiro deste ano, à redução do seu tarifário. 

O passe normal de 1 coroa foi reduzido de 18 euros para 14 euros, enquanto o de 2 coroas foi reduzido de 30 euros para 28 eruos. Esta redução tarifária do passe normal repercutiu-se de acordo com a percentagem de desconto em todos os restantes passes mensais. Desta forma, o passe de reformado, Cartão Sénior CMB, funcionários do universo municipal e funcionários das juntas de freguesia, utilizadores da coroa 1, que pagavam um valor mensal de 4,60 euros, pagam agora um valor de 3,50 euros. O passe de 2 coroas também diminuiu, passando de 8,40 euros para 7 euros mensais.

Também o passe de estudante do ensino profissional e portadores do cartão de jovem munícipe de 1 coroa desceu de 13,5 euros para 10,50 euros e o passe de 2 coroas baixou dos 22,50 euros para 21 euros. 

Para os estudantes do Ensino Superior, para além do proporcional desconto, os TUB alargaram o desconto de 25% para 50%, pelo que o valor dos passes de 1 e 2 coroas, tem agora o valor mensal de 7 euros e 14euros, respetivamente. 

Já o passe de acompanhante de PCD (Acompanhante de Pessoa com Deficiência) de 1 coroa, que tinha um custo mensal de 9 euros passou para 7 euros. O passe de duas coroas tem agora o custo de 14 euros.

Ainda segundo a administração dos TUB, «… a esta redução tarifária está associada também uma melhoria da oferta. Assim, no dia 9 de janeiro de 2023 foi já melhorada a frequência da linha 43 Estação CP – Universidade do Minho, para 10 minutos, e com a chegada das novas viaturas, durante o ano de 2023, serão implementadas faseadamente outras melhorias  no serviço público.





Notícias relacionadas


Scroll Up