Fotografia: DR

Adeptos da ACD Fachense deram lição de desportivismo

Na receção ao rival AD “Os Limianos” no passado domingo.

Luís Filipe Silva
11 Jan 2023

Os adeptos da ACD Fachense, clube que milita na I Divisão da AF Viana do Castelo, deram no passado fim-de-semana uma lição de desportivismo na receção à AD Limianos, em jogo a contar para a 15.ª jornada da prova.

A claque da ACD Fachense exibiu uma tarja a dar os parabéns ao rival, que celebrava 70 anos de existência, precisamente no dia do jogo entre os dois emblemas do concelho de Ponte de Lima. Os adeptos de ambos os clubes — Facha é uma freguesia do concelho de Ponte de Lima — assistiram ao jogo na mesma bancada e puderam levar os guarda-chuvas para dentro do recinto de jogo sem qualquer restrição [choveu muito nessa tarde], ao contrário do que sucede nas competições profissionais.

E foi mesmo a AD “Os Limianos” a dar conta da maneira como foi recebido no campo do adversário, na sua página oficial da rede social facebook.

«A grandeza de um clube pode ser medida em vitórias, títulos e tamanho da massa adepta. Ou pode ser medida no sentimento de pertença que cada adepto transpira, na vontade com que cada elemento da estrutura o defende e nos exemplos que defende em cada atitude tomada.

À data do encontro entre o nosso clube e o vizinho ACD Fachense, o primeiro encontro oficial entre os dois emblemas vizinhos, no domingo passado, marcava-se também a semana do septuagésimo aniversário do clube mais representativo do concelho.

A rivalidade teve um momento de pausa quando os adeptos do clube da Facha desenrolaram a tarja que nos parabenizava e, dessa forma, mostraram o desportivismo que devia ser tão comum no futebol, mas é tão raro», pode ler-se na página da AD “Os Limianos”.

«Vemo-nos na segunda volta»

A direção da AD “Os Limianos”, no mesmo comunicado, promete retribuir a receção aos apoiantes da ACD Fachense, no Campo do Cruzeiro, no jogo da segunda volta do campeonato.

«Os adeptos puderam entrar com guarda-chuvas, puderam conviver pacificamente na bancada e puderam apoiar sem qualquer receio ou intimidação. A Associação Desportiva “Os Limianos” agradece e nota este gesto tão simples, mas tão revelador do Fachense e dos seus fervorosos adeptos.

Orgulhosos por pertencer a um concelho que defende tão bem o futebol distrital. Por mais adeptos e clubes adversários como estes. Vemo-nos na segunda volta, em Ponte de Lima».

No final da partida, da AD “Os Limianos” venceu por 7-0, mas o grande vencedor nessa tarde foi o espírito de “fair-play” que imperou.

A AD “Os Limianos” está em segundo lugar na I Divisão da AF Viana do Castelo, com 37 pontos, e luta pela subida de divisão. A ACD Fachense é último classificado, com 6 pontos e tem como objetivo a permanência.





Notícias relacionadas


Scroll Up