twitter

EUA. Liga feminina de futebol bane quatro treinadores por agressões sexuais

EUA. Liga feminina de futebol bane quatro treinadores por agressões sexuais
Fotografia

Publicado em 10 de janeiro de 2023, às 12:45

Outras seis pessoas investigadas serão obrigadas a “admitir os seus erros” e demonstrar como vão corrigir o seu comportamento.

A Liga Norte-Americana de Futebol Feminino (NWSL) baniu para vida quatro treinadores acusados de agredir sexualmente várias jogadoras, na sequência de uma investigação sobre violência e abusos que durou mais de um ano.

As punições mais severas foram aplicadas aos treinadores Paul Riley, Christy Holly, Rory James e Richie Bruke, que estão impedidos para sempre de trabalhar na NWSL, depois de terem sido considerados culpados de assédio sexual, e da autoria de comentários sexistas e racistas.

Craig Harrington, antigo assistente técnico dos Chicago Red Stars, e Alise Lahua, dirigente do Gotham FC, foram suspensos por dois anos de todas as funções na competição.

Outras seis pessoas investigadas serão obrigadas a “admitir os seus erros, assumindo que tiveram uma conduta inapropriada, e demonstrar clara vontade de corrigir o seu comportamento”, para poderem trabalhar na NWSL.

Os Chicago Red Stars e os Portland Thorns terão de pagar multas de 1,5 milhões de dólartes (cerca de 1,37 milhões de euros) pelo seu comportamento negligente e a tentativa de ocultação dos factos.


Autor: Agência Lusa