twitter

Tempo. Chuva por vezes forte mantém-se esta quinta-feira

Tempo. Chuva por vezes forte mantém-se esta quinta-feira
Fotografia

Publicado em 29 de dezembro de 2022, às 09:03

As previsões para Braga são de uma temperatura máxima de 16ºC e mínima de 12ºC, enquanto Viana do Castelo regista uma máxima de 16ºC e uma mínima de 12ºC.

chuva regressou esta quarta-feira e mantém-se esta quinta-feira, com o tempo a ficar marcado por períodos de chuva, por vezes forte e persistente no Norte e Centro, sendo pouco provável na região sul. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda vento por vezes forte no litoral oeste e terras altas, bem como uma pequena subida de temperatura. De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu vai apresentar-se geralmente muito nublado, «com abertas temporárias no Baixo Alentejo e Algarve». Prevê-se também períodos de chuva, «podendo ser persistente e por vezes forte nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e sendo pouco provável na região Sul». O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, soprando forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70km/h, e moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral a norte do Cabo Espichel». A previsão do tempo aponta ainda para uma pequena subida da temperatura, em especial da mínima. Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, a norte do Cabo Raso, ondas do quadrante oeste com 2,5 a 3,5 metros, e de noroeste com 1,5 a dois metros, «aumentando para dois a três metros», bem como uma temperatura entre os 16 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas inferiores a um metro, assim como uma temperatura da água entre os 17 e os 18º Celsius.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 12ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 12ºC.

Autor: Diana Carvalho