twitter

Papa pede oração por Bento XVI, que está «gravemente doente»

Papa pede oração por Bento XVI, que está «gravemente doente»
Fotografia

Publicado em 28 de dezembro de 2022, às 11:46

O Vaticano confirmou esta quarta-feira o agravamento do estado de saúde do Papa emérito Bento XVI.

O Vaticano confirmou esta quarta-feira o agravamento do estado de saúde do Papa emérito Bento XVI.De acordo com o Vaticano, a saúde de Bento XVI piorou «nas últimas horas», devido à sua idade e os médicos estão a vigiar constantemente a condição do Papa emérito.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa Francisco foi visitar o seu predecessor no mosteiro do Vaticano, onde Bento XVI vive desde que abdicou em fevereiro de 2013.O Papa Francisco anunciou esta quarta-feira, na audiência semanal, que o seu antecessor está «gravemente doente» e pediu uma oração especial por Bento XVI. «Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI. Para manter viva a sua memória, porque ele está gravemente doente, para pedir ao Senhor que o console e apoie», disse o Papa.

Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma.O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vive há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.

De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível.O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou.

Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.


Autor: Redação/Lusa