twitter

Tempo. Chuva dá tréguas, mas frio faz-se sentir esta terça-feira

Tempo. Chuva dá tréguas, mas frio faz-se sentir esta terça-feira
Fotografia

Publicado em 27 de dezembro de 2022, às 09:03

As previsões para Braga são de uma temperatura máxima de 16ºC e mínima de 10ºC, enquanto Viana do Castelo regista uma máxima de 15ºC e uma mínima de 9ºC.

Após um início de semana com chuva fraca, esta terça-feira é dia de tréguas, com céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e pouco nublado na região Sul. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima. De acordo com a previsão descritiva do IPMA, nas regiões Norte e Centro, o céu vai apresentar-se em geral muito nublado, «diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde», com períodos de chuva fraca ou chuvisco, mais prováveis no interior Norte. O vento vai soprar fraco, «soprando moderado (20 a 30 km/h) de oeste/sudoeste nas terras altas». Prevê-se ainda nestas regiões neblina ou nevoeiro até ao fim da manhã, que poderá persistir até ao início da tarde em alguns locais, e para o fim do dia, bem como uma pequena descida da temperatura mínima. Já na região Sul, o céu vai mostrar-se pouco nublado ou limpo, «apresentando períodos de mais nebulosidade no Alentejo até ao fim da manhã e para o fim do dia». O vento nesta região vai soprar em geral fraco, «predominando do quadrante norte, soprando moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas». A previsão do tempo aponta também para neblina ou nevoeiro até ao fim da manhã, mais provável no Alto Alentejo, e para o fim do dia, bem como uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima no Alentejo. Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com dois a 2,5 metros, «diminuindo gradualmente para 1,5 a dois metros», bem como uma temperatura entre os 16 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um metro, «passando a ondas inferiores a 1 metro a partir da tarde», assim como uma temperatura da água entre os 17 e os 18º Celsius.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 10ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 15ºC, com a mínima a rondar os 9ºC.

Autor: Diana Carvalho