twitter

Mundial 2022. Presidente da Argentina não vai ao Qatar ver a final por "superstição"

Mundial 2022. Presidente da Argentina não vai ao Qatar ver a final por "superstição"
Fotografia

Publicado em 18 de dezembro de 2022, às 09:42

Alberto Fernández vai assistir à final de casa.

O presidente argentino Alberto Fernández disse este sábado que não iria à final entre Argentina e França, ao contrário do seu homólogo francês Emmanuel Macron. Fernández sugere nas entrelinhas um fator de superstição, pelo qual não gostaria de azarar a seleção.

«Como milhões de compatriotas, vou assistir à final do Campeonato do Mundo em casa», escreveu o presidente de centro-esquerda rede social Twitter. «Vou viver este momento fantástico como o vivi até agora, com os meus», acrescentou, adiantando que a "Alviceleste" já terá tudo o que precisa no local. «O melhor do nosso povo estará em campo, e nas arquibancadas de gloriosas de apoio», mencionou.

«E então, superstições são superstições», conclui com uma piscadela de olho, referindo-se às chamadas «cabalas», os ritos supersticiosos, extremamente difundidos entre os argentinos em matéria de futebol, que consistem em reproduzir escrupulosamente uma fórmula, um gesto, um hábito, que tem sido associado à vitória – no caso, as cinco vitórias consecutivas da seleção.

Soma-se a isso o medo de os políticos argentinos de serem vistos como "mufa" (azar), assistindo a uma partida importante que a Argentina poderia perder. O antecessor de Fernández, o liberal Mauricio Macri (2015-2019), tem-se defendido fortemente nos últimos dias das acusações nas redes sociais de ser "mufa".

Presente no Qatar - principalmente como presidente da FIFA Charitable Foundation, Macri assistiu a várias partidas, incluindo à derrota chocante inaugural da Argentina contra a Arábia Saudita (1-2). Daí a suspeita de "mufa". Parece infundado, já que a Argentina não parou de vencer depois disso.

Quinta-feira, Alberto Fernández e Emmanuel Macron trocaram tweets amistosos sobre a aproximação da final, admitindo o líder sul-americano desejar o melhor ao seu homólogo francês «exceto domingo». «Caro amigo @EmmanuelMacron, tenho muito carinho por si e desejo-lhe o melhor para o futuro. Exceto domingo», escreveu Fernández. «A Argentina é o meu maravilhoso país, e é a América Latina! Go sky and white!», acrescentou.Alberto Fernandez respondeu assim a um tweet do presidente francês, que lhe disse «querido @alferdez, um de nós terá mais sorte... Veremos qual no domingo. Com toda a amizade... Go Les Bleus!», referindo-se à cor da seleção francesa.


Autor: Redação/Lusa