twitter

Horta provável em Alvalade para a Taça da Liga

Horta provável em Alvalade para a Taça da Liga
Fotografia

Publicado em 15 de dezembro de 2022, às 11:37

Ricardo Horta deve regressar em breve aos treinos na Pedreira.

Adespedida precoce de Portugal do Catar ainda está fresca na cabeça dos portugueses e dos próprios jogadores que representaram a equipa das quinas, mas a competição intramuros não pára e o SC Braga já acelera o passo para o encontro com o Sporting, na segunda-feira, para os quartos de final da Taça da Liga (20h15).

Ricardo Horta, um dos futebolistas lusos presentes no Mundial do Catar, deve regressar em breve aos treinos na Pedreira e, caso Artur Jorge assim o entenda, poderá ser opção para o duelo a ter lugar no Estádio Alvalade XXI. A presença do capitão dos minhotos na lista de convocados é altamente provável, tal como a sua inclusão no onze dos arsenalistas, sendo ele um “reforço” de luxo para o SC Braga apontar ao triunfo ante os lisboetas, na tentativa de o clube marcar presença, uma vez mais, na final-four da Taça da Liga.

Naquele que foi o primeiro Mundial de Futebol no qual participou, Ricardo Horta cumpriu um total de 117 minutos, dos quais apontou um golo, na derrota - ainda na fase de grupos – frente à Coreia do Sul. Nos jogos a eliminar, também foi opção para Fernando Santos, primeiro ante a Suíça e de seguida frente a Marrocos, despedindo-se da competição na derrota pela margem mínima ante a congénere africana.

Gozados alguns dias de férias por força da participação na prova realizada no Catar, o atacante de 28 anos deve voltar a treinar juntamente com os companheiros amanhã ou no sábado, tendo como horizonte próximo o duelo com o Sporting.

Três vitórias sem o capitão

Apesar de ser um indiscutível na equipa do SC Braga há já várias épocas, a verdade é que a equipa minhota passou bem sem o capitão. Nos três jogos em que Ricardo Horta foi ausência forçada, todos para a Taça da Liga, os arsenalistas venceram esses encontros referentes à fase de grupos da competição. Os triunfos frente a Trofense, Casa Pia e Paços de Ferreira, que aconteceram durante o Mundial 2022, valeram o pleno ao conjunto de Artur Jorge (9 pontos), técnico que aproveitou para fazer algumas mexidas de fundo e ver em ação jogadores menos utilizados esta temporada. Segue-se o Sporting... já com Ricardo Horta no lote de disponíveis.

Gorby de fora

Herói de Alvalade na última temporada, quando apontou o golo que valeu o triunfo do SC Braga em Alvalade para o campeonato nacional (2-1), Gorby vai, todavia, falhar o duelo dos quartos de final da Taça da Liga. O médio sofreu uma rutura muscular no jogo de domingo, contra o Paços de Ferreira, e apenas deve voltar a jogar pelos arsenalistas em 2023.


Autor: José Costa Lima