twitter

Município de Esposende aprova adesão ao Eixo Atlântico

Município de Esposende aprova adesão ao Eixo Atlântico
Fotografia

Publicado em 13 de dezembro de 2022, às 10:49

A decisão de adesão foi aprovada por unanimidade pelo executivo.

Esposende vai aderir ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que já reúne 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza. A informação foi avançada pela autarquia esta terça-feira.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Esposende, no distrito de Braga, refere que a decisão de adesão foi aprovada por unanimidade pelo executivo e tem agora de ser ratificada pela Assembleia Municipal. «Face aos propósitos e objetivos prosseguidos por esta associação [Eixo Atlântico], é de todo o interesse que o município de Esposende venha a integrar e a participar na mesma», refere o presidente da Câmara.

Para Benjamim Pereira, «este é um passo determinante e decisivo para a afirmação de Esposende e do seu território no contexto transfronteiriço». «Tal como os demais municípios que integram o Eixo Atlântico, Esposende pretende constituir-se também como um autêntico motor de desenvolvimento no espaço regional», diz ainda o autarca.

Esposende junta-se então aos restantes 39 municípios integrados, dos quais 17 são da região norte de Portugal. «Assim, o município de Esposende cooperará tendo como prioritária a promoção e desenvolvimento de áreas como desenvolvimento económico, turismo, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento inovador, políticas urbanas, projetos de infraestruturas, política social e cultural», refere o comunicado.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar todas aquelas iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça.


Autor: Redação/Lusa